Campeonatos Paralímpicos Europeus: Portugal termina com 12 medalhas

Duas medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze é o balanço da participação de Portugal nos Campeonatos Paralímpicos Europeus

Campeonatos Paralímpicos Europeus Portugal
Campeonatos Paralímpicos Europeus: Portugal termina com 12 medalhas - ®DR

Portugal terminou os Campeonatos Paralímpicos Europeus com 12 medalhas conquistadas (duas de ouro, duas de prata e oito de bronze). A competição, que terminou este domingo (20) decorreu em Roterdão, nos Países Baixos.

Miguel Vieira em -60kg J1 de judo e Carla Oliveira em individuais BC4 de boccia sagraram-se campeões da Europa com as medalhas de ouro. Ana Correia em individuais BC2 de boccia e Bernardo Vieira no contrarrelógio C1 de ciclismo asseguraram a prata. As medalhas de bronze foram conquistadas por Djibrilo Iafa em -73kg J1 de judo, por André Ramos em individuais BC1 de boccia, pelo par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira e Nuno Guerreiro, pela equipa BC1/BC2 de boccia constituída por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves, por Bernardo Vieira na prova em linha C1 de ciclismo, por Diogo Daniel em singulares SL4 de badminton e por Beatriz Monteiro em pares femininos SL3-SU5 e em singulares SU5 também de badminton.

No último dia de competição, Luís Costa concluiu a prova em linha H5 de ciclismo no quinto lugar com o tempo de 1:46.08 horas. Flávio Pacheco percorreu a mesma distância na prova em linha da classe H4 e terminou no nono lugar com a marca de 1:41.02.

O dia foi também marcado pela realização das cerimónias de pódio da modalidade de badminton. Beatriz Monteiro recebeu duas medalhas de bronze relativas às disciplinas de singulares SU5 e pares femininos SL3-SU5 e Diogo Daniel recebeu também a medalha de bronze pela sua prestação em singulares SL4.

O Chefe da Delegação Portuguesa aos Campeonatos Paralímpicos Europeus e Secretário-Geral do Comité Paralímpico de Portugal, Carlos Lopes, sublinhou os resultados alcançados pelos atletas nacionais na competição e projetou o futuro rumo aos Jogos Paralímpicos Paris’2024.

“Portugal sai de Roterdão com dois campeões da Europa e dois vice-campeões da Europa. Para além disso, os nossos atletas conseguiram um conjunto muito interessante de medalhas de bronze e de posições de ranking e pontos que serão certamente importantes tendo em vista a sua qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris’2024. Esta competição trouxe-nos também a oportunidade de contactar diretamente com os atletas e fazer algumas reflexões conjuntas para atempadamente introduzirmos algumas alterações no sentido de lhes conferir as melhores condições de preparação e de participação nos Jogos de Paris”, afirmou Carlos Lopes.

A delegação portuguesa regressa a Portugal esta segunda-feira, 21 de agosto, a Portugal. Os atletas de badminton, onde de incluem os medalhados Beatriz Monteiro e Diogo Daniel, a equipa técnica e clínica e o Chefe de Delegação, Carlos Lopes, viajam de Amsterdão para o Aeroporto Humberto Delgado no voo TP 675 com chegada a Lisboa prevista para a 19:25 horas locais. Já os quatro ciclistas nacionais, onde se insere o medalhado Bernardo Vieira, e a respetiva equipa técnica voam de Amsterdão para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro no voo HV 6001 com chegada ao Porto prevista para as 21:15 horais locais.

Portugal esteve representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas – que competiram nos respetivos Campeonatos Europeus que decorreram em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão.

Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolveram um total de 10 modalidades com a participação de 1500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.

aNOTÍCIA.pt