O incêndio que deflagrou cerca das 16,30h, desta sexta-feira no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, está “muito ativo na sua linha de progressão”, avançou à Lusa fonte da Proteção Civil. O incêndio está neste momento a ser combatido por cerca de 250 operacionais, apoiados por 86 viaturas.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explicou, pelas 21h30, que a cabeça do incêndio estava junto à Aldeia do Bispo, o que levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 332 entre Penamacor e esta localidade, o que nesta altura já não acontece.
O alerta de incêndio foi dado pelas 16h30, na localidade de Águas e para além dos operacionais e das viaturas o incêndio esteve ainda a ser combatido por 9 meios aéreos.
“O incêndio está ainda muito ativo na sua linha de progressão, ou seja, na cabeça do incêndio. Nós estamos a fazer ainda o reforço de meios”, frisou a Proteção Civil, apesar de o incêndio “em alguns setores já estar a ceder aos meios”. A mesma fonte revelou ainda que estão “empenhadas três máquinas de rasto e grupos de reforço de bombeiros”, no combate a este incêndio.
Embora não tenha havido em nenhum momento, habitações em risco, o mesmo não aconteceu com alguns barracões de arrumos que foram atingidos pelo fogo.
Durante a tarde, um bombeiro ficou ferido sem gravidade durante o combate, tendo sido transportado para o hospital, acrescentou a Proteção Civil.