Festival F com grandes nomes da música portuguesa

O Festival F regressa para a sua 8ª edição, com um cartaz 100% português, para celebrar o melhor que se faz na música portuguesa

Festival F Música Portuguesa
Festival F com grandes nomes da música portuguesa - ®DR

Bárbara Tinoco, Bispo, Buruntuma, Calema, D.A.M.A, Danni Gato, Hybrid Theory, Mariza, Pedro Abrunhosa, Pete Tha Zouk, Plutónio e Slow J são apenas alguns dos muitos nomes de peso da música portuguesa que se vai poder escutar no Festival F.

A 7, 8 e 9 de setembro, o Festival F celebra a sua 8ª edição na zona histórica de Faro, por onde ao longo dos séculos passaram Fenícios, Romanos, Visigodos e Mouros e que ainda hoje conserva um encanto muito particular e um vasto património arquitetónico, religioso, natural e cultural. Depois,  atravessa uma vez mais as muralhas da Vila Adentro até à Ria Formosa, onde está instalado o palco principal.

O “Último Grande Festival de Verão” tem um cartaz 100% português, distribuído por 9 palcos e espaços dinâmicos que contemplam desde música a artes performativas, artesanato, exposições e tertúlias, e uma programação especial dedicada às crianças.

Para além da música portuguesa, o Festival F apresenta o seu programa de atividades complementares aos mais de 60 concertos agendados para os dias 7, 8 e 9 de setembro no centro histórico de Faro. Tertúlias, artes performativas e artesanato são algumas das propostas que completam os três dias da 8ª edição do evento.

TERTÚLIAS
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, as tertúlias terão um papel central no programa, levando o debate diariamente aos Claustros da Sé. Um dos destaques da agenda vai para a temática Inteligência Artificial na criação artística, moderada pelo radialista Luís Oliveira, com a participação de Matilde Campilho, reconhecida escritora no panorama literário nacional, e de Rui Melo, ator, músico, encenador e – segundo o próprio – “um procrastinador militante”.

O cenário da imprensa e do jornalismo será outro dos protagonistas destas conversas informais, sob o tema Onde está a notícia?, que fica entregue a três jornalistas de diferentes meios de comunicação nacionais: Miguel Ribeiro (SIC), Mafalda Anjos (VISÃO) e Rita Marrafa de Carvalho (RTP).

Com o mundo da alta cozinha a agregar um número cada vez maior de seguidores em Portugal, Cozinha é um ato de amor ou puro egoísmo? é outra das temáticas presentes. A tertúlia conta com a participação de Vanessa Oliveira, apresentadora de televisão, e Rodrigo Meneses, concorrente do MasterChef Portugal na edição de 2011 e organizador de eventos e workshops, com moderação de Nuno Miguel Dias, jornalista e gastrónomo.

EXPOSIÇÕES, INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS, ARTES PERFORMATIVAS E ARTESANATO
A intervenção artística volta a dar cartas nesta edição e acontece um pouco por todo o recinto do festival, com a presença de nomes como Al-Fanfare, Funkarmonica, Grupo Coral Ossonoba e o grupo de dança Urban Xpression.
 

O programa de residências artísticas Emergente leva à Fábrica da Cerveja vários artistas e estruturas que atuam na área do teatro, dança, circo contemporâneo e artes plásticas. Também neste espaço vão acontecer várias performances e serão apresentadas peças no âmbito do BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que Faro acolhe pela segunda vez.

Os espaços do museu Municipal de Faro e na Galeria Trem recebem a exposição Natureza Paralela, de Manuel Baptista, enquanto que na Galeria Arco vai estar exibida Faro outside the city, de Eduardo Pinto.

A estas iniciativas junta-se o teatro infanto-juvenil VATe a cargo da Companhia de Teatro do Algarve, com duas sessões diárias no auditório sob rodas situado junto ao Palco SAGRES – Ria, e ainda o Artists & Fleas, um mercado alternativo aberto entre as 18h e a 1h, que pretende reunir quem o visita através da arte.

FAGAR KID’S F
Posicionado desde sempre como um evento para toda a família, o Festival F disponibiliza ainda um espaço dedicado aos mais pequenos: o Fagar Kid’s F, na zona do Palco SAGRES – Ria. Aqui as futuras gerações de festivaleiros são convidadas a experimentar as inúmeras atividades e experiências lúdico-pedagógicas, no âmbito da Sustentabilidade Ambiental.
 
JAMANTA SUNSET LOUNGE CATAMARAN
As temperaturas podem ainda ser convidativas a experienciar o Jamanta Sunset Lounge Catamaran. Este barco com o conceito de bar flutuante tem o primeiro embarque marcado para as 15h na marina de Olhão e chega a Faro às 17h30. A partir dessa hora, os detentores de bilhete para o festival podem embarcar via shuttle.
 
O Jamanta vai ficar ancorado próximo do Cais Comercial de Faro de forma a permitir que os participantes continuem na envolvência do evento, com uma experiência dinâmica até às 20h em plena Ria Formosa.
 

Ao longo dos três dias vão subir ao palco 60 artistas e são esperados mais de 50 mil festivaleiros. O evento representa um investimento de um milhão de euros por parte da Câmara Municipal de Faro, da Sons em Trânsito, do Teatro das Figuras e da Ambifaro.

aNOTÍCIA.pt