TAP celebra o mel-de-cana da Madeira nos menus de classe executiva

Em setembro e outubro, a TAP celebra o mel-de-cana da Madeira, no menu da classe executiva dos voos de longo curso

TAP mel de cana madeira
TAP celebra o mel-de-cana da Madeira nos menus de classe executiva - ®DR

A rentrée da iniciativa Local Stars será com Júlio Pereira, o chef convidado nos meses de setembro e outubro, durante os quais a Região Autónoma da Madeira estará em destaque nesta parceria entre a TAP Air Portugal e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), que visa promover Portugal através da sua excelência e diversidade gastronómica.  Depois do verão, onde o Algarve foi a região “celebrada” nos menus da Classe Executiva de todos os voos de longo curso da TAP, companhia aérea nacional, é a vez da Madeira, contando com o mel-de-cana da Madeira como produto-estrela destes novos menus exclusivos, evidenciando esta figura incontornável do panorama gastronómico da ilha. O projeto Local Stars pretende dar a conhecer a todos os passageiros, e ao mundo, os vários ingredientes de excelência que o país oferece, bem como a gastronomia, com vista ao posicionamento de Portugal como destino gastronómico imperdível.

“A TAP prossegue a sua missão de dar a conhecer ao mundo o melhor da gastronomia portuguesa. Damos continuidade a esta parceria com a The Art of Tasting Portugal, revelando agora os melhores sabores do arquipélago da Madeira, com um menu exclusivo do Chef Júlio Pereira, de onde se destaca, entre os produtos típicos desta região, o Mel-de-Cana como produto estrela”, afirma Catarina Indio, Head of Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal.

Viajamos agora para a Madeira, continuando esta missão de apresentar o nosso país enquanto destino gastronómico, com toda a sua diferenciação e qualidade, e fortalecendo a comunidade que o representa e valoriza. A equipa do The Art of Tasting Portugal está cada vez mais orgulhosa do impacto e visibilidade internacional que esta parceria com a TAP está a ter”, afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier. Queremos promover o território nacional, acrescentando valor através da comercialização de experiências gastronómicas e ativações com produtos e chefs locais, dinamizando o turismo e a economia local. Os menus de autor a par dos conteúdos difundidos a bordo, e todas as experiências no território permitem que quem nos visita leve consigo as regiões, porque quem conhece o país neste âmbito sensorial e emocional e contacta com experiências destas, leva Portugal no coração”, acrescenta Adriana Fournier.

O mel-de-cana é o produto eleito pelo chef Júlio Pereira, enquanto produto endógeno de excelência que marca a história, a cultura e a gastronomia da população madeirense desde o século XV. Este menu para a Classe Executiva de todos os voos de longo curso da TAP, engloba entrada, prato principal e sobremesa, nomeadamente na entrada Truta fumada, funcho e maracujá, como prato principal Mendinha de novilho, milho e mel-de-cana da Madeira e, na parte mais gulosa do menu, Banana, requeijão e bolo de mel-de-cana, destacando-se assim vários outros ingredientes emblemáticos desta região.

É um xarope 100% natural e sem aditivos, sendo unicamente produzido neste arquipélago pelo mesmo método tradicional há já vários séculos. Consiste no principal derivado da transformação da cana sacarina de cultivo local, obtido segundo o modo ancestral de produção desenvolvido nesta ilha há seis séculos, e não necessitando da adição de qualquer regulador do pH, corante, edulcorante ou conservante, natural ou artificial. Considerado património intemporal da Madeira, estando inclusive em processo o seu estatuto de Denominação de Origem Protegida (DOP), este mel-de-cana apresenta características físico-químicas e organolépticas distintas, muito equilibradas, oriundas das condições edafoclimáticas dos canaviais madeirenses e do tradicional cultivo da cana: caracteriza-se pela sua cor escura e intensa, com aroma e sabor adocicados e caramelizados, combinados com um suave amargor e agradável acidez no final de boca, e com notas vegetais (cana moída de fresco), frutadas (sultanas) ou metálicas, e apontamentos a baunilha, as especiarias ou a torrefação. A principal e única matéria-prima utilizada na produção do mel-de-cana da Madeira é a cana sacarina das variedades tradicionais “Rajada”, “Violeta”, “Canica”, “Roxa”, “Amarela” ou “Branca”, produzidas na ilha da Madeira desde 1425 devido ao clima ameno, a riqueza em água, cobertura vegetal exuberante e geradora de boas madeiras a par dos solos de qualidade. O Infante D. Henrique foi o responsável por estas plantações, tendo mandado trazer “estacas” de cana sacarina da Sicília à ilha, sendo que o modo tradicional de produção se mantém genericamente constante desde as primeiras décadas do século XIX.  

“É com enorme orgulho e entusiasmo que faço parte da iniciativa Local Stars, que permite colocar os produtos e essência da Madeira a viajar pelo mundo, dando a conhecer o nosso país e nosso enorme património cultural e gastronómico. Sempre tive uma paixão grande pelo emblemático mel-de-cana, produzido exclusivamente na ilha, e que faz parte da comunidade e economia madeirenses há vários séculos, pelo que fazia todo o sentido elegê-lo como estrela deste menu”, refere o chef Júlio Pereira, acrescentando “A Madeira está, e tem vindo a fazer, um trabalho evolutivo muito interessante no caminho da valorização do arquipélago e da qualidade, e este projeto vem fortalecer o percurso que temos vindo a fazer ao longo dos anos”.

Natural do oeste de Portugal, mas sediado no Funchal há uma década, Júlio Pereira foi buscar inspiração a produtos e sabores típicos para dar a conhecer a região, a sua história e tradições que o fizeram apaixonar-se e mudar-se para a ilha. Responsável por dois projetos gastronómicos irreverentes no Funchal, o KAMPO by chef Júlio Pereira, onde trabalha produto diferenciador como carne e produtos do campo, e o AKUA, onde destaca o melhor peixe e marisco, sendo também o novo proprietário da Chábom (fábrica com 40 anos especializada no fabrico dos típicos bolo de mel e broas de mel), o chef é conhecido por celebrar a excelência e a diversidade dos produtos sazonais que a região oferece em todos os seus projetos, sendo já uma figura incontornável no panorama gastronómico desta ilha.

Além dos menus criados exclusivamente para esta iniciativa, a bordo estão também disponíveis conteúdos de vídeo alusivos ao Local Stars em todos os ecrãs dos aviões, onde o chef do momento se debruça sobre o produto regional em destaque e a receita em vigor, bem como imagens da região e do produtor. Todos os passageiros podem ainda saber mais sobre o projeto e sobre o The Art of Tasting Portugal, bem como adquirir a experiência desenvolvida pelo The Art of Tasting Portugal para esta parceria, que envolve o chef autor do menu a bordo, disponível no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.

aNOTÍCIA.pt