Santarém esteve em festa com Festival Internacional de Folclore

O 62º Festival Internacional de Folclore de Santarém, trouxe animação à cidade de Santarém entre 6 e 10 de setembro.

Festival Folclore Santarém
Santarém esteve em festa com Festival Internacional de Folclore - ©Joaquim Machado

A inauguração do “62º Festival Internacional de Folclore de Santarém – A Festa da Artes e das Tradições do Mundo” teve lugar na passada terça-feira, 6 de setembro numa cerimónia de homenagem junto ao busto do seu fundador Celestino Graça

O evento, que se realizou na Casa do Campino, de 6 a 10 de setembro, contou com a participação da Costa Rica, Espanha, Itália, Polónia e Cabo Verde. A estes cinco grupos estrangeiros, juntaram-se nos palcos escalabitanos os grupos folclóricos portugueses em representação de diversas regiões etnográficas: Minho, Gondomar, Seia, Arzila, Riachos, Casais Revelhos e os grupos Académico e Infantil de Santarém.

Do programa constaram exposições, a homenagem a Celestino Graça – fundador do Festival Internacional de Folclore, e muita animação nas ruas da cidade.

Na Casa do Campino, aconteceram as galas internacionais, a Gala do Fado no Ribatejo. Houve ainda colóquios sobre os países participantes, uma Mostra de Gastronomia Ribatejana, jogos tradicionais e populares, o Salão de Fotografia, o Fandangando – Mostra de Fandangos Ribatejanos, a Gala Solidária “Entre Idades / Abraçar Gerações” e a Exposição-Venda de Artesanato.

Para além de Santarém, também Abrantes e Almeirim, se associaram a este Festival de Folclore de Santarém

O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo é organizado pelo Grupo Académico de Danças Ribatejanas, agrupamento folclórico fundado por Celestino Graça no ano de 1956, que desde então é um dos principais embaixadores culturais da cidade de Santarém e de Portugal, tendo efetuado mais de sessenta digressões pela Europa, Angola, Brasil, Israel e Estados Unidos da América.

O Orçamento do Festival “Celestino Graça” ronda os 55.000 euros, valor alcançado com alguns subsídios autárquicos, patrocínios, contribuições de particulares e receitas diretas do certame.

aNOTÍCIA.pt