A Graham’s vai lançar o Porto Late Bottled Vintage (LBV) de 2018 numa nova garrafa, que se distingue pela estrutura elegante e troncocónica. A nova apresentação celebra a qualidade do vinho, alinhando- se com o design dos restantes Portos Ruby premium produzidos pela Graham’s. No âmbito do compromisso da marca com a redução das emissões de carbono, a nova garrafa pesa 450g, sendo 18% mais leve do que a anterior comercializada pela Graham’s. O Porto Ruby Reserva Six Grapes, um clássico da Graham’s, já tinha sido lançado na mesma garrafa mais leve.
A marca renovou, também, o rótulo clássico (em forma de campânula) das garrafas de Porto LBV, inspirando-se nos tubos vibrantes de LBV já comercializados. Disponíveis nos tons de verde, laranja e roxo beringela da Graham’s, os três tubos de cores vivazes são criados a partir de papel marmoreado trabalhado à mão, submerso em tinta para atingir padrões e texturas únicas. Um efeito marmoreado semelhante foi agora introduzido no rótulo e na cápsula da garrafa de LBV 2018. Os tubos foram, também, alvo de pequenas alterações, nomeadamente a substituição da base de metal por uma base de cartão, de forma a simplificar o processo de reciclagem.
O Porto Graham’s Late Bottled Vintage 2018 nasceu de um ano desafiante na região do Douro. O ciclo de crescimento ficou marcado por condições climáticas contrastantes: um inverno pautado pela seca, chuvas torrenciais na primavera e ondas de calor em agosto, durante o período final de maturação. Felizmente, as temperaturas mais frescas durante a vindima possibilitaram vinhos equilibrados, com bons níveis de acidez. Os baixos rendimentos resultaram em vinhos de alta qualidade, com uma concentração elevada.
Depois de cinco anos de envelhecimento em balseiros de carvalho, nas Caves Graham’s, o Porto Late Bottled Vintage 2018 foi engarrafado e disponibilizado para venda. O perfil aromático do vinho é típico da Graham’s, revelando groselha e amora, com notas secundárias de hortelã, eucalipto e um toque de alcaçuz. Os
sabores ricos e suculentos de frutos pretos permitem um perfil vivo e fresco, complementado por camadas de cacau, ameixa negra e sugestões de pimenta branca.
Vicky Symington, membro da 5.a geração da família e gestora de marca da Graham’s, refere: “Com a introdução, nos últimos anos, dos tubos de LBV coloridos criados à mão, temos assistido a um aumento de visibilidade, interesse e de vendas do Graham’s LBV. Temos trabalhado para levar este crescimento ao próximo nível, com a introdução de uma garrafa renovada. Com ombros arredondados e um cilindro troncocónico e elegante, juntamente com um rótulo e uma cápsula melhorados, a nova identidade celebra a beleza do vinho e aproxima-o do restante portefólio da Graham’s”.