Rui Moreira convidado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, convidou Rui Moreira, para almoço com empresários e figuras de destaque do panorama ibérico

Rui Moreira
Rui Moreira convidado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, foi o convidado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, para mais um encontro que juntou empresários e figuras de destaque do panorama ibérico. O político, que também é empresário, e já está no seu segundo mandato, como independente, defendeu uma maior cooperação luso-espanhola.

O presidente da Câmara do Porto, defendeu ainda um maior alinhamento estratégico entre Portugal e Espanha. Rui Moreira que participou, em Lisboa, num almoço promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE), sublinhou que “Espanha deve ser encarada como uma janela de oportunidade pelos empresários portugueses e não como o eterno inimigo que, alegadamente, vampiriza as empresas nacionais e quer controlar os sectores estratégicos da nossa economia”.

«Espanha é maior do que Portugal em todos os aspetos», vincou Rui Moreira. Mesmo assim, Portugal e Espanha apresentam uma importância vital para o vizinho do lado, como a relação especial entre o norte de Portugal e a região da Galiza o demonstra. «Nós complementámo-nos, o que faz de nós encantadores», disse o político que avançou com exemplo o turismo que se faz ao longo da fronteira.

O autarca apontou ainda o Porto como exemplo de acolhimento “dos bons ventos e os bons casamentos que vêm de Espanha, contrariando o adágio popular”. “A cidade é cada vez mais procurada por turistas do outro lado da fronteira” e “está também no radar dos investidores espanhóis, que crescentemente aproveitam as oportunidades de negócio que a cidade encerra em sectores como o turismo, o imobiliário, o retalho, a distribuição ou as tecnologias digitais”, referiu.

Além destes setores também o ensino superior beneficia na proximidade entre os dois países uma vez que a Universidade do Porto atrai, anualmente, centenas de estudantes de Espanha, que vêm seduzidos pela qualidade de uma instituição que está entre as 300 melhores do ensino superior do mundo.

Por tudo isto e de acordo com o presidente da Câmara do Porto, a comunidade espanhola no Porto é hoje muito significativa e dinâmica, contribuindo para a transformação urbana em curso na cidade.

Infraestruturas como o Aeroporto Sá Carneiro e o Porto de Leixões, instituições como o Hospital de S. João e a Universidade do Porto, institutos científicos como o I3S e o IPATIMUP, polos culturais como o Museu de Serralves e a Casa da Música são referências de modernidade e desenvolvimento no Noroeste Peninsular.

aNOTÍCIA.pt