A Seleção Nacional feminina de Portugal, defrontou e venceu por 3-2, a Noruega, em encontro do Grupo 2 da Liga A, da Liga das Nações Feminina que decorreu esta terça-feira no Estádio Cidade de Barcelos.
Arrancou a partida em Barcelos e logo aos 3’ um choque violento de cabeças entre Haug e Inês Pereira, deixa as duas jogadoras no chão com muitas queixas. Depois de observadas pelas equipas médicas ambas as jogadoras saíram do jogo. A guarda-redes portuguesa Inês Pereira, foi substituída por Patricia Morais.
Depois dos primeiros minutos, em que a Noruega se aproximou mais da baliza de Portugal, a Seleção Nacional equilibrou as contas, com Ana Borges a levantar a bola para Ana Capeta que, já dentro da grande área da Noruega, cabeceia por cima da baliza de Mikalsen.
Portugal tomou conta do jogo e foi criando perigo, através de cruzamentos para a área, ou com jogadas coletivas na zona central do terreno. Apesar da superioridade, a seleção portuguesa continua sem conseguir inaugurar o marcador.
Aos 21’, a Noruega, por intermédio de Reiten, criou a primeira situação de golo ao rematar de pé direito, mas a bola saiu muito por cima da baliza portuguesa. Aos 32’ Maanum, apareceu sem marcação à entrada da área portuguesa e marcou o primeiro golo da partida.
Cinco minutos depois, é Portugal que chega á baliza da Noruega. Andreia Jacinto aproveitou alguma confusão dentro da grande área norueguesa e atirou de pé direito sem dar hipótese de defesa a Mikalsen. Estava feito o empate em Barcelos.
Aos 42’, a equipa de arbitragem considerou que a defesa norueguesa tinha travado Diana Silva quando a avançada da Seleção Nacional se preparava para rematar e aponta para a marca do castigo máximo. Carole Costa converte o penálti e dá vantagem à equipa das quinas.
Portugal ainda criou mais uma situação de golo antes do intervalo, quando Ana Borges arrancou em velocidade pelo corredor direito do ataque e cruzou para Kika Nazareth, que rematou para uma boa defesa norueguesa.
Ao intervalo, Portugal estava em vantagem (2-1) graças a golos de Andreia Jacinto e Carole Costa. Maanum fez o golo da Noruega.
A segunda parte, começou com um remate de Diana Silva mas a bola, desviada, sai para as mãos de Mikalsen. Aos 56′ uma grande defesa de Patrícia Morais, que negou o golo a Terland num um para um. Mas dois minutos depois, Portugal perdeu a bola e Maanum descobre Terland que, desta feita, não falha e cara a cara com Patrícia Morais, marca o segundo golo da Noruega.
De novo um empate em Barcelos. Aos 63′, Ana Capeta ficou muito próxima de devolver a vantagem a Portugal, num lance onde subiu mais alto que toda a defesa da Noruega mas atirando ligeiramente ao lado.
Mais um penálti a favor de Portugal por falta de Harviken sobre Catarina Amado. Marcou de novo Carole Costa, com um remate não deu qualquer hipótese a Mikalsen, que se atirou para o lado contrário. Novamente a Seleção Nacional em vantagem por 3-2.
Aos 86′, uma boa combinação no ataque da Noruega, que só não acaba em finalização porque Dolores Silva apareceu a tempo para fazer um grande corte.
Terminou a partida em Barcelos, com a vitória de Portugal por 3-2, que soma assim o primeiro triunfo na Liga das Nações Feminina subindo assim ao 2.º lugar do Grupo 2 da Liga A.