evolvAD: Nissan apoia projeto de pesquisa para levar a mobilidade autónoma a estradas residenciais e rurais

O evolvAD baseia-se em projetos de investigação de AD apoiados pela Nissan, HumanDrive e ServCity e contribui para o avanço das tecnologias de AD na Nissan, à medida que a marca acelera para a sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030.

evolvAD Nissan
evolvAD: Nissan apoia projeto de pesquisa para levar a mobilidade autónoma a estradas residenciais e rurais - ®DR

Começou oficialmente o evolvAD, o mais novo projeto de pesquisa de condução autónoma do Reino Unido apoiado pela Nissan e financiado pelo governo do Reino Unido.

Com o objetivo de melhorar a capacidade de condução autónoma no Reino Unido e apoiar tecnicamente a prontidão da cadeia de fornecimento para a sua adoção em massa, o evolvAD colocará Veículos Conectados e Autónomos (CAV), com diferentes ritmos, numa variedade de estradas residenciais urbanas e rurais complexas. Esses tipos de estradas apresentam o seu próprio conjunto único de desafios para a tecnologia AD. Por exemplo, em zonas residenciais, os condutores deparam-se frequentemente com estradas estreitas, faixas únicas com veículos estacionados de ambos os lados e velocidades de condução lentas. As estradas rurais podem incluir condições semelhantes, mas com velocidades de condução mais elevadas e estradas sinuosas com pouca ou nenhuma marcação.

Envolvendo um consórcio de cinco parceiros da indústria, incluindo a Nissan como líder técnica, o projeto de pesquisa é financiado conjuntamente pelo governo e pelos parceiros do consórcio, o fundo de Mobilidade Inteligente de £100 milhões do governo é administrado pelo Centro de Veículos Conectados e Autónomos (CCAV) e entregue pela agência de inovação do Reino Unido, Innovate UK.

Ao longo dos próximos 21 meses, o projeto evolvAD utilizará a experiência combinada dos cinco parceiros – Nissan, Connected Places Catapult, Humanising Autonomy, SBD Automotive e TRL – para apoiar tecnicamente a preparação da cadeia de abastecimento do Reino Unido para a futura implantação em massa de tecnologias AD no país. Isto inclui várias áreas de foco concebidas para melhorar a capacidade de condução autónoma, incluindo o trabalho da Nissan para testar a tecnologia AD avançada em áreas residenciais construídas em colaboração com a TRL.

Utilizando infraestruturas como CCTV em áreas residenciais, os CAVs evolvAD serão capazes de receber informações para melhorar a consciência situacional, criando um estudo de teste sobre como as tecnologias veículo-infraestrutura (V2I) podem ser usadas para melhorar o desempenho dos CAVs. O projeto também procurará desenvolver novas tecnologias V2I para apoiar ainda mais a implantação de automóveis de condução autónoma. Além disso, a Nissan irá testar a tecnologia em estradas rurais complexas e explorar as oportunidades de transporte que a mobilidade autónoma pode proporcionar às estradas principais e secundárias que se encontram maioritariamente em comunidades rurais e interurbanas. 

Com início em julho de 2023, o projeto já estava em fase de desenvolvimento, utilizando Nissan LEAF 100% elétricos como automóveis de teste. Agora os LEAF serão testados em simulação e em pistas de teste privadas, antes que os CAVs evolvAD sejam colocados em prática em estradas ao vivo, nos próximos meses.

Através do evolvAD, a Nissan irá melhorar ainda mais a sua tecnologia e capacidade de condução autónoma, testando-a noutros ambientes de condução, com base no sucesso de anteriores projetos de investigação do consórcio AD, HumanDrive e ServCity. A tecnologia de condução autónoma é um pilar fundamental dentro do Nissan Ambition 2030, uma visão de longo prazo que guia a Nissan no seu caminho para criar um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.

David Moss, vice-presidente sénior de Investigação e Desenvolvimento Regional da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) disse: «Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte do projeto evolvAD no Reino Unido, trabalhando ao lado de alguns parceiros brilhantes para testar e voltar a testar a nossa tecnologia».

«Através do Nissan Ambition 2030, queremos capacitar a mobilidade para todos e as tecnologias de condução autónoma são fundamentais para este esforço, uma vez que oferecem enormes benefícios em termos de segurança do automóvel, impacto ambiental e acessibilidade. Ao celebrarmos 35 anos do NTCE no Reino Unido, estamos entusiasmados em começar com este próximo projeto que ajudará a garantir que continuamos a fornecer tecnologia do futuro que realmente beneficia os nossos clientes», concluiu David Moss.

Robert Bateman, gestor de projeto da evolvAD e diretor da equipa de Investigação e Engenharia Avançada da Nissan, no Nissan Technical Centre Europe (NTCE), afirmou: «Nos nossos projetos de investigação anteriores, a nossa equipa AD e os nossos parceiros abordaram autoestradas e ambientes urbanos complexos. Agora passamos para o nosso próximo desafio: as ruas residenciais e estradas rurais».

E Robert continuou: «Para trazer a condução autónoma para o mercado, temos de testar e testar a tecnologia no maior número possível de tipos de estradas diferentes e é por isso que projetos como o evolvAD são tão importantes.  Em última análise, queremos tornar a condução mais limpa, segura e inclusiva para todos e estamos ansiosos por trabalhar com os nossos parceiros do consórcio para o conseguir».

O ministro da Indústria e da Segurança Económica, Nusrat Ghani, declarou: «Os veículos autónomos têm potencial para transformar a forma como nos deslocamos, tornando as viagens mais seguras, limpas e acessíveis, ao mesmo tempo que ajudam a fazer crescer a economia através da criação de empregos altamente qualificados».

«Este projeto de pesquisa ajudará a desenvolver essa tecnologia e mostrará que o Reino Unido está na vanguarda no desenvolvimento de tecnologia automatizada que não é apenas inovadora, mas tem a segurança no seu coração», afirmou ainda.

O anúncio de hoje surge no momento em que o NTCE, a sede europeia de I&D da Nissan com sede em Cranfield, celebra 35 anos de excelência em engenharia. Fundado em 1988, o NTCE evoluiu de um departamento em Sunderland, fornecendo suporte técnico a esta fábrica da Nissan, para um dos centros de desenvolvimento global da marca. Com escritórios espalhados pelo Reino Unido, Espanha, Bélgica e Alemanha, a presença de I&D da Nissan garante que os nossos produtos e tecnologias satisfazem as necessidades dos clientes europeus e não só. Crescendo de uma pequena equipa para cerca de 1.000 funcionários, o NTCE entregou 33 modelos na Europa até o momento, incluindo os Nissan Qashqai, JUKE e LEAF.

aNOTÍCIA.pt