Num jogo muito emotivo em que na primeira parte só existiu a Atalanta, e na segunda parte, foi o Sporting que esteve por cima, a equipa italiana venceu o Sporting, no Estádio José Alvalade, por 2-1.
A Atalanta entrou em campo, prontos para atacar a baliza do Sporting, e alcançar a liderança do grupo D. Aos 3’ Paulinho rematou, mas foi apanhado em posição irregular após receber um cruzamento fora da área de Nuno Santos. No minuto seguinte, Giorgio Scalvini do Atalanta, tentou um passe em profundidade que encontrou Charles De Ketelaere também em posição irregular.
Aos 8’, nova chance da Atalanta, após um lance que se inicia num fora-de-jogo do italiano, Kolasinac que cabeceia isolado na área, mas atira ao lado da baliza de Adán.
Adán, aos 15 minutos de jogo já somava um par de bolas enviadas para fora das quatro linhas perante remates dos italianos. A Atalanta controlava a partida, com várias aproximações perigosas à área do Sporting que não conseguia sair a jogar.
Em Alvalade, vivia-se um ambiente frenético com os adeptos a entoar cânticos de apoio à sua equipa.
Aos 33′ surge o golo da Atalanta por intermédio de Giorgio Scalvini, que rematou com o pé direito em frente à baliza ao centro da baliza. A assistência foi de Davide Zappacosta.
Pouco depois, a Atalanta, novamente a desequilibrar pela esquerda, com Lookman a tentar rematar de calcanhar, antes de atirar por cima (mas perto) na recarga. A Atalanta continua por cima do Sporting e a criar perigo e aos 43′, Ruggeri surge solto no lado esquerdo, rematou para uma primeira defesa de Adán, A bola fica solta e na recarga o ala esquerdo faz o segundo golo dos italianos.
Ao intervalo a Atalanta vencia por 2-0 numa primeira parte de sentido único em que o Sporting, salvo um ou dois contra-ataques, quase nunca conseguiu ligar passes no meio-campo contrário e muito menos criar perigo.
A segunda parte começou com alterações na equipa de Alvalade. Coates, Geny Catamo e Edwards entraram no jogo, para os lugares de Huljmand, Nuno Santos e Paulinho.
O Sporting regressou com outra “alma” e Marcus Edwards travado em falta por Lookman, duas vezes seguidas. Aos 52′, após um livre, Edwards cruza com medida para Gonçalo Inácio que, sozinho, cabeceou ao lado da baliza da Atalanta.
O Sporting cresceu no terreno, começando a jogar mais perto da área da Atalanta. Gasperin, fez duas substituções:Rafael Tolói deu lugar a Berat Djimsiti e De Ketelaere saiu para a entrada de Gianluca Scamacca.
Aos 73′, penálti assinalado por mão na bola de Scalvini no lance com Diomande. Gyokeres chamado a marcar, não falha da marca de grande penalidade e rematou colocado com a bola num lado e guarda-redes no outro. O Sporting reduzia a desvantagem para 2-1.
O Sporting carregava em cima da Atalanta com remates de Marcus Edwards com o pé esquerdo do lado esquerdo da área e de Geny Catamo logo de seguida, com um remate perigoso ao poste.
O jogo tornou-se mais intenso, com muitas faltas dos jogadores italianos, algumas delas não assinaladas pelo árbrito. A equipa de Bergamo, mostrava alguma desorientação.
Terminou o jogo em Alvalade, com a vitória da Atalanta, que venceu o Sporting por 2-1. Os golos foram apontados por Giorgio Scalvini e Matteo Ruggeri, para a Atalanta e por Gyokeres, para o Sporting.