A nova Cidade do Rock, do Rock in Rio, no Parque Tejo, vai contar com um novo palco, uma nova Rota 85 e um novo espaço que vai celebrar 20 anos de “Por Um Mundo Melhor”, além dos já conhecidos Palco Mundo, Galp Music Valley, Rock Street, Super Bock Digital Stage, Chef’s Garden, ESC Online Sports Bar, Roda gigante Pisca Pisca, Slide 7Up, Área VIP Gato Preto, entre outros.
Nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, uma nova Cidade do Rock vai abrir portas no Parque Tejo Lisboa, numa ode à cidade que acolheu o festival em 2004, com o Tejo e a Ponte Vasco da Gama no cenário de fundo. Um convite inicialmente lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, para assinalar uma data especial, tornando o Rock in Rio Lisboa no primeiro grande evento a ocupar o recente Parque Tejo Lisboa tal como aconteceu há 20 anos, quando o festival se estabeleceu no Parque da Bela Vista.
Em 2024, o festival que se estreou em Lisboa no ano de 2004, está de volta para uma edição especial, com grandes novidades entre as quais uma nova localização e o primeiro headliner confirmado. Ed Sheeran está de volta ao Rock in Rio Lisboa como cabeça de cartaz, 10 anos depois de ter pisado o Palco Mundo para a sua estreia em Portugal. O artista é assim o primeiro nome confirmado para a 10ª edição do festival, sendo headliner do dia 16 de junho e levando ao Palco Mundo grandes hits e os seus temas mais recentes, do álbum Autumn Variations.
“Olhar para trás e ver o trajeto do Rock in Rio desde a chegada a Portugal, em 2004, o quanto o festival e o mercado evoluíram, os desafios que superámos, o legado que já deixámos, todas as pessoas que marcámos e os projetos que ao longo dos anos fomos criando e apoiando, que nos permitiriam ajudar a transformar vidas, é isso que faz valer a pena. E é isso que queremos celebrar, com todos aqueles que fizeram e fazem estes 20 anos possíveis: o público, de todas as idades, crenças, estilos; os artistas, do rock ao pop aos mais recentes fenómenos digitais; sem esquecer obviamente os protagonistas dos bastidores, que são todos os que trabalham para colocar de pé o festival, e os parceiros que fazem tudo isso ser possível e que mergulham com a gente com o mesmo empenho, dedicação e vontade de fazer um mundo melhor.”, afirmou Roberta Medina, Vice Presidente Executiva do Rock in Rio.
“E como não é todos os dias que se faz 20 anos, vamos fazer aquilo que melhor sabemos fazer, a festa!, numa edição especial: num espaço novo que vai permitir trazer mais entretenimento, mais conforto, casas de banho, áreas de alimentação e de descanso, elevando a experiência do público a um outro patamar, e que também nos vai permitir trazer novas propostas para dentro da Cidade do Rock, que na largada já traz Ed Sheeran na banda sonora! Não poderíamos ter um início melhor!”, acrescentou Roberta Medina.
Uma nova cidade do rock está prestes a nascer
As portas da nova Cidade do Rock, no Parque Tejo Lisboa, abrem ao público nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024. Esta nova localização, manterá a capacidade do anterior recinto, no Parque da Bela Vista, para 80.000 pessoas. A área da clareira do Palco Mundo terá aproximadamente as mesmas dimensões da clareira do Palco Mundo do Parque da Bela Vista, mas serão utilizados 30 mil m2 a mais para dar conforto para o público passear entre atrações e para trazer novas atrações. Esta nova localização oferecerá ao público uma experiência melhorada uma vez que o espaço é mais amplo, permitindo assim aumentar áreas de descanso e lazer e uma circulação mais fluida no recinto, alem de possibilitar uma melhor acessibilidade por ser um terreno mais plano.
“Estamos a estudar detalhadamente o Parque Tejo Lisboa em busca das melhores localizações para os nossos espaços, com a principal preocupação de garantir ao público uma experiência confortável e assegurando o bem-estar dos moradores da região! Vamos distribuir, por isso, os nossos palcos de forma a aproveitar os anfiteatros naturais que o parque já tem, tirando o melhor partido do terreno.”, explica Ricardo Acto, Vice-Presidente de Operações da Rock World.
A nova Cidade do Rock vai permitir, ainda, melhorias no Parque Tejo Lisboa em termos de infraestruturas, que serão construídas para o evento e que, posteriormente, ficam para o Parque como sombras e infraestruturas sanitárias.
Mas as novidades continuam: o icónico Palco Mundo, que esta edição vai beneficiar de um cenário de fundo deslumbrante entre o Rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama, vai continuar a receber os maiores artistas nacionais e internacionais e vai contar com um espetáculo audiovisual comemorativo dos 20 anos a acontecer diariamente, na clareira deste palco. De volta a Cidade do Rock está, também, o Galp Music Valley, confirmando assim a Galp como Patrocinador Principal de mais uma edição do Rock in Rio Lisboa. O palco irá continuar a trazer propostas musicais nacionais e internacionais ainda de maior relevância, para todas as idades e estilos musicais.
Outra novidade para esta edição é que a Cidade do Rock contará com um novo Palco, que surge como parte da estratégia do festival de reforçar a oferta musical.Continuando a visita pela nova Cidade do Rock, quem também volta a marcar presença na edição comemorativa dos 20 anos do festival é o Super Bock Digital Stage que oferecerá uma grande experiência de entretenimento, com música, dança e humor, projetando os momentos mais virais dos últimos 20 anos.
A Rock Street também está de volta e regressa com o mesmo tom provocativo, para falar do encontro entre pessoas e tecnologia. Outros espaços que se revelaram um sucesso na sua estreia, em 2022, também transitam para o novo recinto, nomeadamente o Chef’s Garden, que vai trazer o melhor da portugalidade através da gastronomia para dentro da Cidade do Rock; e o ESC Online Sports Bar, que ganha um protagonismo maior esta edição por coincidir com período de campeonato europeu de futebol.
Uma estreia nesta nova Cidade do Rock é a Rota 85. Se o Rock in Rio em Portugal celebra 20 anos, não podemos esquecer que a sua história, na verdade, começou duas décadas antes, mais concretamente em 1985, quando Roberto Medina fundou o festival no Rio de Janeiro, dando voz a uma geração oprimida que acabava de sair da ditadura militar. 40 anos depois, o festival já percorreu o mundo, e já deixou um legado por todos os países por onde passou. Nesta Rota 85, o público vai poder conhecer melhor a história daquele que hoje é um dos maiores eventos de música do mundo, fotografar vários elementos cenográficos gigantes que certamente vão rechear páginas de Instagram.
Mas não só de música e entretenimento se faz o Rock in Rio. É sabido que o festival se pauta, também, pelo seu compromisso para com o futuro e que em 2001 lançou o projeto social “Por um Mundo Melhor” como forma de formalizar aquilo que desde 1985 já estava no seu ADN. Desde então, o festival tem vindo a ampliar a sua atuação, adotando e incentivando práticas que apoiem o coletivo e contribuam para a construção de um mundo melhor, unindo-se para isso a empresas, associações e parceiros que possuem essa mesma visão. Nesta edição, o Mundo Melhor também será celebrado e com direito a um espaço próprio: na já icónica Pala do Parque Tejo Lisboa, o festival irá criar uma área que explora estes 20 anos na perspetiva socioambiental, recordando os projetos que fazem parte do legado do festival.
“A Pala do Parque Tejo Lisboa é já um ícone deste espaço. Quisemos assim destacar essa importância e dar-lhe um papel central nesta edição especial do Rock in Rio Lisboa, tendo sido o local escolhido para materializar o conceito da nossa campanha, “All in Rio”, e o nosso propósito de mundo melhor.”, revelou Roberta Medina.
Além de todos estes espaços, a oferta da Cidade do Rock só fica completa com a presença da famosa roda gigante Pisca Pisca e do slide 7Up, que voltará a proporcionar o voo mais incrível de toda a Cidade do Rock e de toda a Lisboa. Haverá ainda espaço no recinto para a já tradicional e sofisticada Área VIP Gato Preto, para os rooftops, para a icónica fonte, um dos locais mais fotografados do recinto, e para um Premium Club (camarotes com vista privilegiada para o Palco Mundo).
E para arrancar com chave de ouro, o Rock in Rio Lisboa também apresenta uma nova campanha de comunicação que visa transmitir os 20 anos de emoções, valores e vontade de um mundo melhor, nas celebrações de uma data tão especial. “All in Rio” é o conceito que reflete aquilo que o Rock in Rio sempre foi e procura continuar a ser: uma plataforma multi experiência, agregadora, inclusiva, que através da música e do entretenimento aborda temas relevantes para a construção do futuro coletivo que queremos construir.