Pelas 16h30 de hoje, 19 de outubro, aterrou na Base Aérea N.º 11, em Beja, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa que realizou a primeira missão operacional.
Esta é a primeira de cinco aeronaves deste tipo que em 2019 Portugal acordou em comprar por um valor de 827 milhões de euros, à empresa brasileira Embraer e que irão substituir os Hércules C-130. De salientar que estas aeronaves contam com componentes produzidos em território nacional.
O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início de operação da atividade operacional desta aeronave que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.
Recorde-se que Portugal adquiriu cinco aeronaves deste tipo e um simulador, em 2019, e a primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021.
Artigo relacionado: