O DJ e produtor português ZINKO acaba de lançar o mais recente single ‘Golden Days’, uma colaboração com Mimicat, artista que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2023. A dupla juntou-se há cerca de um ano e coescreveu a melodia, com a cantora e compositora a assinar a letra do tema, que fala sobre o final de uma relação e o processo difícil de nos libertarmos, de “deixar ir” a pessoa para podermos seguir outros caminhos.
“Quando compus este tema não tinha ideia nenhuma de quem lhe poderia dar voz, mas sabia que teria de ser algo profundo e com muita energia. Quando ouvi a primeira versão que a Mimicat me enviou fiquei imediatamente rendido ao poder vocal dela. Tem, sem dúvida, uma voz incrível e fácil de moldar aos mais variados estilos musicais. Trabalhar com ela foi um processo muito natural. ‘Golden Days’ é diferente de tudo o que eu já fiz na minha carreira e acredito que as pessoas se vão identificar com a nostalgia da canção”, revela o DJ e produtor.
“Trabalhar com o ZINKO nesta canção foi super orgânico. Ele enviou-me o tema e eu gostei logo à primeira e, por isso, foi muito fácil criar a melodia. É um prazer fazer parte desta música, que finalmente vê a luz do dia. O ZINKO é um nome ascendente na música eletrónica em Portugal e estou certa de que vai ter um percurso incrível”, afirma Mimicat.
Neste tema electro-pop destaca-se o som característico dos sintetizadores clássicos, que remetem para os anos 70 e 80, em fusão com a atmosfera rítmica da música eletrónica atual, bem como a voz única da cantora e compositora. ‘Golden Days’ é acompanhado por um videoclipe idealizado pela equipa dos Unique Vision Studios e realizado por Diogo Valadares, Rodrigo Godinho e Diogo Palma.
“O videoclipe é quase uma segunda parte da música. O conceito é a revolta que todos temos dentro de nós quando pensamos em “dias bons que já não voltam” e, por isso, o refrão é ilustrado visualmente com um conjunto de imagens distorcidas e abstratas que, esteticamente, fazem sentido na mensagem de revolta que queremos passar. O vídeo foi gravado na Sociedade Pedrista, em Montemor-o-Novo, numa sala com mais de 100 anos de existência”, conta ZINKO.
‘Golden Days’ sucede a ‘Please‘, de 2022. Este último ganhou rotação em várias rádios nacionais, nomeadamente na Antena 3, na qual alcançou o 5º lugar do top A3.30, votado semanalmente pelo público. Ambas as canções antecedem “Fullist”, o próximo álbum de ZINKO, que o próprio promete que terá todas as características inerentes ao estilo único a que já nos habitou. O LP será o primeiro disco do artista e o sucessor do EP de estreia “Solist”, uma coleção de 7 músicas editada em 2020.