O restaurante Suba recebe, no dia 2 de novembro, o chef Julien Montbabut para, em conjunto com o chef Fábio Alves, apresentar o primeiro jantar de um conjunto de iniciativas que o hotel Verride Palácio Santa Catarina irá promover, convidando chefs internacionais, numa clara aposta na alta gastronomia, e na excelência da proposta gastronómica que o Suba oferece diariamente, e que tem vindo a ser cada vez mais reconhecida no panorama da restauração.
“É para nós um momento especial, e vai ser uma noite especial, ao trabalhar em conjunto com o chef Julien, com quem desenvolvi o menu que vamos apresentar já no dia 2. Com este primeiro jantar queremos iniciar um ciclo de jantares com chefs internacionais, que iremos convidar, para promover a alta gastronomia, e a partilha de experiências, com vista a oferecer momentos gastronómicos únicos aos clientes do Suba. Os produtos vão estar sempre em destaque nos menus criados, e a criatividade vai estar à prova, o que faz parte da evolução natural de uma cozinha contemporânea, que privilegia os sabores apresentados em cada prato”, refere o chef Fábio Alves. “Esta aposta do Suba vem na linha do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos, e que nos tem dado reconhecimento internacional. Estamos a preparar já o próximo jantar, previsto ainda para este ano, e queremos tornar regular a visita de chefs de renome ao Suba, que consideramos ter grande potencial para crescer no panorama nacional e internacional”, acrescenta Rui Petronilo, diretor de F&B do hotel.
Nascido em Paris, e em Portugal desde 2018, Julien Montbabut desenvolve uma cozinha de base francesa e, com a sua persistência e consistência conquistou, em 2022 a primeira estrela Michelin para o restaurante Le Monument. Fábio Alves, um transmontano apaixonado pelo seu país e os seus produtos, traz para a cozinha do Suba as suas origens, mas também o seu percurso em Portugal de norte a sul, o que conjuga com técnicas contemporâneas e alguns ingredientes que mais gosta de trabalhar. “É com enorme prazer que vou a Lisboa partilhar a cozinha do Suba com o chef Fábio Alves. Preparámos em conjunto um menu que será uma verdadeira viagem aos sabores intensos das cozinhas francesa e portuguesa, algo que me dá muito prazer desenvolver, porque acredito na troca de ideias e partilha de conhecimento como forma de enriquecer o nosso trabalho. Esta é também uma forma de dar a conhecer o meu trabalho na cidade de Lisboa, e de mostrar a forma como Portugal me tem inspirado”, afirma o chef Julien Montbabut.
Os dois chefs serão os guias desta viagem de sabores pelo mundo da gastronomia francesa e portuguesa, apresentando produtos típicos da cozinha nacional, como o leitão, o queijo da Serra, o salmonete ou milho painço, e, em representação do país de origem do chef convidado, estarão presentes ingredientes como o foie gras, o pombo, ou a ostra, que mesmo aqui sendo de origem portuguesa, está muito presente na gastronomia francesa. As técnicas são contemporâneas e traduzem o trabalho desenvolvido por cada chef ao longo do seu percurso, e nas suas cozinhas, onde a inovação e a criatividade estão sempre presentes, bem como como o rigor na seleção dos produtos sazonais e na apresentação dos pratos. Tudo isto aliado à excelência de serviço que caracteriza os restaurantes que lideram: Le monumento, no Porto e Suba, em Lisboa.
Este primeiro encontro gastronómico promovido pelo Suba terá início pelas 19h00, com um welcome drink na Sala Amarela – um dos espaços mais exuberantes do hotel Verride palácio Santa Catarina – onde se pretende reunir os convidados, para então subirem ao restaurante que será palco desta fusão de experiências e vivências, protagonizada pelos chefs Julien Montbabut e Fábio Alves.