Esquadrilha de Helicópteros da Marinha celebra 30º aniversário

A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha teve origem com o processo de aquisição das fragatas Vasco da Gama em 1993

Esquadrilha de Helicópteros da Marinha
Esquadrilha de Helicópteros da Marinha celebra 30º aniversário - ©Flavio Alberto (foto de arquivo)

Decorreu hoje, na Base Aérea nº6, no Montijo, a comemoração do 30º aniversário da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.

A cerimónia foi presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Alberto Lopes Pires, do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

30º aniversário da Esquadrilha de Helicópteros
A cerimónia foi presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras – ®DR

A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha teve origem com o processo de aquisição das fragatas Vasco da Gama em 1993 e tem como principal missão o aprontamento de destacamentos de helicópteros, unidades operacionais constituídas por 13 elementos, para a operação a partir de fragatas.

No entanto, a missão da esquadrilha de helicópteros não se restringe apenas a este aprontamento, pois, a formação e o treino do pessoal quer da unidade quer da esquadra são peças fundamentais no cumprimento da missão principal.

Após 30 anos de existência passaram pela Esquadrilha de Helicópteros mais de 400 militares, que permitiram criar 27 destacamentos de voo, e levaram a cruz de cristo a 113 portos nacionais e estrangeiros, voando mais de 24.000 horas (atingidas 01 junho 2023) em segurança.

Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é constituída por 100 militares, sendo comandada pelo capitão-de-fragata Hugo Baptista Cabral.

aNOTÍCIA.pt