Visit Valencia apresenta o ‘Festival Cuina Oberta’, a versão renovada do conselho gourmet mais esperado

O 'Festival Cuina Oberta' estará em mais de 50 restaurantes com 19 experiências para saborear a qualidade e a excelência dos produtos valencianos, locais e sazonais.

Festival Cuina Oberta
Visit Valencia apresenta o 'Festival Cuina Oberta', a versão renovada do conselho gourmet mais esperado - ®DR/València Turisme

De 9 a 19 de novembro, a cidade de Valência acolherá a 1ª edição do Festival Cuina Oberta, um evento gastronómico que, seguindo a ideia de Cuina Oberta -Valencia Restaurant Week– vai além da oferta de menus a preço fixo, com uma nova imagem e múltiplas experiências e atividades que podem ser desfrutadas durante 10 dias.

Depois de mais de 25 edições, Cuina Oberta reinventa-se, com a participação de 52 restaurantes, num festival de experiências gastronómicas para todos os públicos, idades e orçamentos.

O Festival Cuina Oberta tem também uma nova imagem, logótipo, cartaz e site, mais moderno e intuitivo para as reservas, seguindo as linhas da imagem do Delicious Valencia. Assim, a primeira edição do Festival Cuina Oberta contou com a participação do designer valenciano Jorge Lawerta, que se encarregou de desenhar o cartaz desta edição.

Experiências para disfrutar da gastronomia através dos cinco sentidos

Ao longo de dez dias, o Festival Cuina Oberta destacará tanto a excelência dos produtos locais como o processo criativo da gastronomia valenciana, dos chefe e dos profissionais da restauração, acompanhando os comensais na sua fruição gastronómica através de diferentes propostas. Para saborear, claro, mas também para cheirar, ver, ouvir e tocar a gastronomia. Como o cocktail ou os workshops de cozinha, por exemplo, sobre como cozinhar arroz ou sushi, em Momiji. O Festival Cuina Oberta oferece também a possibilidade de viver uma experiência campestre com o pastoreio de rebanhos na Brasserie Sorolla; visitar um ludus romano na Alma de Temple ou descobrir os meandros da Mercavalencia e o mítico “Tira de contar”.

Nesta edição, participam 52 restaurantes, com Hotaru, Simposio, Alejandro Platero, Bon Aire em El Palmar, La Perfumería, Kuzina, Juliana e Restaurante Raro entre as principais novidades.

Festival Cuina Oberta
Cartaz ‘Festival Cuina Oberta’ – ®DR

Quanto aos menus, que podem ser reservados a partir de hoje, durante o ‘Cuina Oberta’ e como no ano passado, serão oferecidas três gamas de preços. Com propostas que oferecerão aos comensais a possibilidade de saborear a gastronomia com produtos locais e de qualidade (a partir de 28 euros ao almoço e 36 euros ao jantar), bem como, com um suplemento, desfrutar de pratos gourmet (a partir de 48 euros ao almoço e 56 euros ao jantar) e de pratos com reconhecimento Michelin no Lienzo, El Poblet, La Salita ou Riff (a partir de 80 euros ao almoço e 100 euros ao jantar).

Entre as propostas incluídas nos menus, será possível degustar receitas com um forte sabor valenciano e cuidadosamente preparadas com produtos da época, como o caldo de outono; cogumelos silvestres em pickle de presunto, toucinho ibérico, cacau collaret e cebola pil pil; borrego em fesols i naps; robalo em all i pebre; figatell de choco ou ravioli preto e branco.

Cuina Oberta é o principal festival gastronómico da cidade, organizado pela Câmara Municipal de Valência, através de Visit València, e em colaboração com Valencia Turisme e Turisme Comunitat Valenciana.

aNOTÍCIA.pt