Os prémios Best of Wine Tourism 2024 já são conhecidos e há quatro projetos da família Symington galardoados. Depois de já ter garantido a sua distinção de “Global Winner” em 2017, a propriedade que se localiza no Pinhão (Douro) voltou a garantir o prémio. A este galardão juntam-se, enquanto “Regional Winner”, as Caves Cockburn’s, as Caves Graham’s e ainda a atividade “Merenda na Vinha”, que se realiza na premiada Quinta do Bomfim.
Bomfim: o projeto de Enoturismo mais galardoado da família Symington
São sete os prémios que a Quinta do Bomfim tem vindo a somar, desde 2017. Propriedade da família Symington há cinco gerações, a quinta é a casa por excelência dos reconhecidos vinhos do Porto Dow’s, contando com várias atividades disponíveis para os seus visitantes. Entre visitas guiadas, dois restaurantes premiados, provas de vinhos e passeios nas vinhas, a Quinta do Bomfim adicionou, no verão deste ano, uma nova experiência, que é agora premiada, assim como a propriedade. “A Merenda na Vinha” – vencedora na categoria “Arquitetura e Paisagem” – caracteriza-se por ser um espaço idealizado e totalmente equipado para que os visitantes possam relaxar, enquanto degustam um menu de piquenique com a oferta de produtos regionais.
Rodeado de vinhas, com vista para o rio Douro e criado com pequenos socalcos, o espaço “Merenda na Vinha” reúne todos os elementos para que os visitantes possam usufruir desta refeição ligeira. Além de mesas apropriadas para que as “merendas” sejam degustadas no maior conforto, o novo espaço para piqueniques dispõe de mantas para momentos mais descontraídos e é ainda complementado por um serviço de bar – que permite a degustação de vinho a copo, assim como de cocktails.
Recorde-se que além de dois “Global Winner” e de duas distinções “Regional Winner” nos Best of Wine Tourism, a Quinta do Bomfim conta também com três prémios no TOP 50 World’s Best Vineyards (nos anos 2019, 2021 e 2022).
Caves Cockburn’s e Graham’s em destaque
As duas Caves da família Symington abertas a visitantes, localizadas na zona histórica de Vila Nova de Gaia, também brilharam nesta edição dos prémios Best of Wine Tourism. A Cockburn’s – que integra o maior armazém de envelhecimento de vinho do Porto, tendo também como fator distintivo uma tanoaria tradicional onde trabalha uma equipa de sete tanoeiros – venceu na distinção “Regional Winner – Arte e Cultura”.
Já as Caves Graham’s – que também se distinguiram no TOP 50 World’s Best Vineyards deste ano (em conjunto com o Restaurante Vinum), assim como em 2022 – garantiram o prémio na categoria “Regional Winner – Serviços de Enoturismo”. O espaço assinalou este ano uma década desde a sua renovação e reabertura ao público. Ao longo dos últimos 10 anos, a Graham’s, que recebeu mais de meio milhão de pessoas, tem vindo a reforçar o seu posicionamento enquanto referência no setor do enoturismo em Portugal, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer a história da região vitivinícola do Douro, enquanto apreciam os vinhos da família Symington e descobrem os métodos utilizados na sua produção.