Sony Alpha 9 III: a primeira câmara com sensor de imagem full-frame do mundo com um sistema de obturador global

A Sony Alpha 9 III inclui captação de alta velocidade de até 120 fotogramas por segundo e muito, muito mais

Sony Alpha 9 III
Sony Alpha 9 III: a primeira câmara com sensor de imagem full-frame do mundo com um sistema de obturador global - ®DR

A Sony acaba de apresentar a nova câmara revolucionária Alpha 9 III (α9 III), equipada com o primeiro sensor de imagem full-frame com obturador global do mundoi.

O novo e impressionante sensor de imagem full-frame com obturador global permite que a câmara capte a velocidades de disparo de até 120 fps, sem distorção ou blackout da câmara. Ao combinar este sensor inovador com o sistema AF mais avançado da Sony até à data – que inclui focagem automática de IA com até 120 vezes os cálculos de focagem AF/AE por segundo – bem como a capacidade de sincronizar o flash a todas as velocidades de captação, a α9 III oferece um novo mundo de possibilidades para os fotógrafos profissionais captarem aquele momento decisivo.

“A nova Alpha 9 III é um marco histórico para o segmento de imagem da Sony”, afirma Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing IP&S da Sony Europe. “Concebida a pensar nas necessidades e exigências dos fotógrafos profissionais, todas as atualizações desta câmara – desde o sensor até ao tamanho, passando pela disposição dos botões e pelas funções do menu – foram realizadas para responder aos pedidos específicos e feedback da nossa comunidade de fotógrafos. Ouvimos e estamos entusiasmados por poder concretizar as novas capacidades da Sony Alpha 9 III… capacidades que permitem aos fotógrafos captar coisas que nunca tinham podido captar anteriormente.” Salmon Legagneur continuou, “Os criadores de todo o mundo podem atingir expressões ainda mais dinâmicas quando a Sony Alpha 9 III é combinada com a nossa vasta gama de objetivas, em particular com a nova 300mm F2.8 G Master – a teleobjetiva de grande abertura mais leve do mundoii.”

Características da α9 III

Uma nova dimensão de desempenho fotográfico, criada pelo primeiro sensor de imagem com obturador global do mundoi:

A nova α9 III está equipada com o primeiro sensor de imagem CMOS full-frame empilhado com obturador global do mundoi recém-desenvolvido, com aproximadamente 24,6 megapíxeis efetivosiii e memória integrada, combinado com o mais recente motor de processamento de imagem BIONZ XR®. Oferece uma captação contínua sem blackout com seguimento AF/AEiv de, aproximadamente, até 120 fotogramas por segundoiv. A nova α9 III está equipada com AF de deteção de fases de plano focal de alta densidade. A unidade de processamento de IA designada utiliza a Real-time Recognition AF para reconhecer uma grande variedade de sujeitos com elevada precisão. Ao combinar um desempenho de alta velocidade de até 120 fps com um desempenho de reconhecimento de sujeitos altamente preciso, é possível fotografar facilmente cenas e momentos decisivos que não podem ser captados a olho nuiv. A unidade de processamento de IA na α9 III suporta vídeos e fotografias com um reconhecimento preciso da forma e do movimento do sujeito, proporcionando uma melhoria significativa no desempenho do reconhecimento do olho humano com a Real-time Recognition AF e a Real-time Tracking, que reconhecem, seguem e focam automaticamente os olhos de um sujeito específicov. A α9 III está equipada com 8,0 incrementosvi de estabilização ótica de imagem de 5 eixos integrada no corpo, permitindo uma reprodução de imagem de alta qualidade.

A velocidade do obturador está livre das limitações dos sensores de imagem de obturador mecânico convencionais e atinge uma velocidade máxima do obturador de 1/80000 de segundo (1/16000 de segundo durante a captação contínua)vii, permitindo captar a alta velocidade sem qualquer distorção. Quando está instalado um flash Sony compatívelviii, como o HVL-F60RM2 ou o HVL-F46RM (vendidos em separado), é possível sincronizar o flash e captar fotografias a todas as velocidades do obturador até 1/80000 de segundovii. Anteriormente, se o utilizador soltasse o obturador a uma velocidade superior à velocidade de sincronização do flash, a quantidade de luz diminuía drasticamente, mas, com a função de sincronização do flash à velocidade máxima, é agora possível fotografar cenas que não podiam ser facilmente captadas com a tecnologia convencional. Além disso, ao captar fotografias ou vídeos com iluminação LED, a função Hi Frequency Flicker pode reduzir significativamente os problemas de oscilação de alta frequência, permitindo que a velocidade do obturador seja ajustada com precisão para corresponder à frequência de oscilação durante a visualização do monitor.

A α9 III possui modos de atraso de disparo selecionáveis, que permitem ao utilizador dar prioridade ao atraso de disparo ou à visualização do visor/monitorix. A recém-instalada função Pre-Capture permite ao utilizador recuar até 1 segundo e gravar o momento antes de premir o obturador, uma mudança do Continuous Shooting Speed Boostx durante a captação, e a capacidade de disparo melhorada garante que os momentos importantes são captados de forma fiável, graças a uma grande memória intermédia e a uma maior velocidade global do sistema, permitindo captar até cerca de 390 imagens JPEG finasxi num disparo contínuo de 30 fpsxii.

As áreas de focagem personalizáveis foram alargadas para incluir do tamanho XS ao XL, em vez dos tamanhos S, M e L anteriores. A função Preset Focus/Zoom permite que as definições de focagem e zoom predefinidas sejam memorizadas na câmara, para uma rápida utilização quando necessárioxiii. Para além do tamanho de fotograma de equilíbrio de brancos personalizado existente, o utilizador pode agora selecionar outros tamanhos conforme necessário, o que permite um ajuste preciso do equilíbrio de brancos após a composição de uma imagem. A α9 III possui funcionalidades atualizadas, tais como os mais recentes algoritmos AF para atingir uma elevada precisão de AF até níveis de luz tão reduzidos como EV-5 no modo AF-S (equivalente a ISO 100, objetiva F2.0), seguimento AF para a captação contínua a F22xiv e uma função de captação RAW composta que permite combinar várias imagens consecutivas numa imagem composta de alta qualidade.

Desempenho de vídeo avançado sem distorção

O sensor de imagem com obturador global proporciona uma expressão de imagem sem distorção, tanto para vídeos como para fotografias. Por exemplo, o utilizador pode captar facilmente imagens de paisagens envolventes a partir de um veículo em movimento rápido, como um automóvel, ou de sujeitos em movimento rápido. Esta câmara é a primeira da série Alpha™ a conseguir gravar vídeos 4K 120p de alta taxa de fotogramas sem cortes, permitindo ao utilizador gravar no ângulo de visão pretendido. Também é possível gravar vídeos 4K 60p de alta resolução com sobreamostragem de 6K.

A α9 III inclui S-Cinetone™, criado através do desenvolvimento da câmara de cinema digital VENICE para a produção de vídeos, que faz com que a pele humana e os sujeitos se destaquem de forma magnífica, criando realces naturais. A α9 III está equipada com o mais recente desempenho de vídeo, incluindo um desempenho de gradação rico e S-Log3, e, quando está no modo de captação Log, consegue refletir e apresentar a LUT importada favorita do utilizador. A α9 III é compatível com a aplicação móvel “Monitor & Control” para criadores de vídeo.

Operacionalidade e fiabilidade para profissionais

A Sony ouviu as opiniões dos fotógrafos profissionais e criou uma operacionalidade e uma fiabilidade que respondem às suas necessidades. A forma da pega foi melhorada e ergonomicamente concebida para que a câmara possa ser facilmente operada na palma da mão do utilizador, evitando a tensão, mesmo quando utiliza uma teleobjetiva ou durante longos períodos de tempo.

A pega vertical VG-C5 (vendida em separado) oferece a mesma operacionalidade e versatilidade quando fotografa na horizontal, proporcionando um apoio confortável para longas sessões de captação. A pega e a área do botão do obturador partilham o mesmo design que o corpo da câmara principal, permitindo a captação de imagens sem se sentir desconfortável, com a mesma operacionalidade da câmara. A α9 III está equipada com um monitor LCD multiângulo de 4 eixos que pode ser operado por toque, permitindo uma utilização intuitiva utilizando o mais recente menu tátil. O visor eletrónico utiliza um ecrã OLED Quad XGA de 9,44 milhões de pontos e atinge uma elevada visibilidade com o mesmo brilho que a α7R V e uma ampliação de aproximadamente 0.90x. Foi colocado um botão personalizado na parte frontal da câmara e a velocidade de captação contínua pode ser alterada, utilizando o botão personalizado atribuído com Continuous Shooting Speed Boost com o dedo que segura a pega, permitindo uma operação verdadeiramente imediata. Apoia os fotógrafos profissionais durante a captação em todos os ambientes.

Fluxo de trabalho de alta velocidade e escalabilidade para apoiar a entrega imediata

As novas funcionalidades da α9 III incluem um filtro de imagens de reprodução que permite ao utilizador selecionar eficazmente um grande número de imagens com a captação contínua a alta velocidade, e um menu de funções que pode ser utilizado mesmo durante a reprodução de imagens. Ambas as funcionalidades apoiam fortemente os fluxos de trabalho profissionais, desde a captação até à entrega.

Um menu de funções pode agora ser utilizado durante a reprodução, para que o utilizador possa selecionar eficazmente um grande número de imagens utilizando a captação contínua a alta velocidade. O “Menu de funções de reprodução” pode ser atribuído antecipadamente, de forma a que o utilizador possa realizar operações de proteção, transferência para smartphone, transferência FTP, etc. durante a reprodução de imagens. O utilizador pode selecionar imagens restringidas com um filtro de reprodução e reproduzi-las a partir do menu de funções, permitindo a entrega rápida de imagens específicas. A câmara está equipada com um microfone dedicado para memorandos de voz na parte traseira, e o microfone integrado localizado perto da boca permite uma gravação nítida de áudio, mesmo em ambientes ruidosos. Os dados de áudio gravados podem ser transferidos através de FTP, juntamente com as imagens. A câmara permite ao utilizador configurar até 20 predefinições do International Press Telecommunications Council (IPTC), um órgão consultivo internacional em que participam organizações noticiosas de vários países.

A α9 III pode transferir dados a uma velocidade até duas vezes superior, relativamente à α9 II. A comunicação de 5 GHz oferece a máxima velocidade e estabilidade para os profissionais de notícias e desporto que necessitam de efetuar entregas imediatas através de FTP, bem como para ambientes de estúdio. A α9 III permite a gravação de fotografias e vídeos em suportes de memória de várias formas, incluindo as duas ranhuras que suportam cartões CFexpress Type A, bem como cartões SD UHS-I e UHS-II.

É compatível com a aplicação móvel profissional “Transfer & Tagging”, que acelera o fluxo de trabalho de entrega de imagens, e com a aplicação “Remote Camera Tool”, que permite fotografar remotamente em PCs através de uma LAN com fios. Além disso, a Sony planeia lançar uma nova versão do Camera Remote SDK, um kit de desenvolvimento de software que permite a operação remota da câmara e a alteração das definições de captação, na primavera de 2024.

Esta previsto ainda que a α9 III suporte melhorias funcionais, tais como a operabilidade FTP, a reprodução de retransmissões e o suporte do formato C2PAxv xviatravés de uma atualização do software da câmaraxvii.

A Sony continuará a expandir as funcionalidades, como a correção de respiração (“breathing”), a reprodução de retransmissão e o suporte do formato C2PA para a α1 e a α7S III no futuroxvii, para satisfazer as necessidades dos profissionais, juntamente com a α9 III.

Preços e disponibilidade

A câmara Alpha 9 III estará disponível a partir de janeiro de 2024, numa série de revendedores autorizados da Sony.

aNOTÍCIA.pt