André Cruz, Nuno Bergonse e Crescer, preparam o primeiro de um ciclo de jantares com chefs portugueses no “É Uma Mesa”, um dos espaços desta Associação

Este primeiro jantar com o chef André Cruz, do restaurante Feitoria (com uma estrela Michelin) traz para a mesa sabores intensos, com produtos sazonais, com um menu criado em conjunto com o chef Nuno Bergonse e os formandos da Associação CRESCER.

Associação Crescer
André Cruz, Nuno Bergonse e Crescer, preparam o primeiro de um ciclo de jantares com chefs portugueses no "É Uma Mesa", um dos espaços desta Associação - ®DR

Dia 16 de novembro, pelas 20h00, o “É UMA MESA” apresenta “É um convite do André Cruz”, o primeiro jantar desta iniciativa que, de dois em dois meses, irá convidar um chef português que, juntamente com a equipa de formandos da Associação CRESCER, orientados pelo chef Nuno Bergonse, irá preparar um menu único que será apresentado nesse que será um momento especial.

“Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa, com este ciclo de jantares com chefs convidados que agora começa. É uma excelente oportunidade de colocar em contacto chefs de vários restaurantes e os nossos formandos, desmistificando o preconceito, e mostrando de perto o valor, a vontade, e as competências e capacidades destas pessoas, que embora em situação de vulnerabilidade, têm junto da CRESCER a formação necessária para virem a trabalhar em qualquer restaurante. O chef André Cruz aceitou logo o desafio, e virá dar o seu contributo neste jantar que certamente será especial para todos. O principal propósito destes jantares e desta interação é cada vez mais criarmos oportunidades para que o máximo de beneficiários deste projeto, que começou em 2019 no “É UM RESTAURANTE“, possa vir a integrar-se no mercado da restauração, que atualmente tanto precisa de pessoas motivadas e com formação adequada.” afirma Nuno Bergonse, chef consultor e “padrinho” desta iniciativa desde o seu início. “É uma enorme motivação poder integrar um projeto assim, que já tem vindo a mudar muitas vidas, e que ao mesmo tempo consegue surpreender os clientes com a qualidade dos ingredientes selecionados e da sua confeção, resultando numa proposta gastronómica muito interessante e de grande qualidade.”, acrescenta.

É no número 3 da Rua Rio Cávado, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, que o É UMA MESA, projeto de empreendedorismo social da Associação CRESCER nasceu em julho de 2022, com o objetivo de dar formação e criar oportunidades de emprego a pessoas em situação vulnerável, na área da restauração. Este espaço surgiu no seguimento de iniciativas anteriores como É UM RESTAURANTE, É UMA ESPLANADA, É UMA RUA, É UMA CASA, Lisboa Housing First e É UMA VIDA, entre várias outros projetos da Associação CRESCER na região de Lisboa.

“Para a CRESCER este é mais um passo, e um espaço, para continuar o trabalho que tem sido feito desde que em 2019 inaugurámos o “É UM RESTAURANTE”, projeto que desde então já integrou 143 pessoas em situação de vulnerabilidade que, com o acompanhamento com os psicólogos da associação, tiveram formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e, posteriormente, iniciaram a sua formação ‘on the job’ nos diversos espaços que temos vindo a criar para fazer crescer este projeto, e assim dar oportunidade a cada vez mais pessoas de mudarem a sua vida. Sim, porque aqui o mais importante é poder proporcionar uma mudança de vida a pessoas em situação de sem abrigo, que aqui encontram uma forma de se reerguerem, não só a nível profissional, com a aquisição de competências, ferramentas essenciais para o mercado de trabalho, mas sobretudo a nível emocional, com um acompanhamento psicológico que permite melhorar a autoestima, e ganhar confiança em si próprios. Até agora, 72 beneficiários do projeto já concluíram a sua formação connosco, dos quais 54 estão integrados no mercado de trabalho, o que é para nós um motivo de orgulho, mas sobretudo um indicador de sucesso da aposta nesta iniciativa.”, refere Américo Nave, diretor-executivo da Associação CRESCER, e líder da equipa a cargo desta iniciativa.

Este primeiro jantar com o chef André Cruz, do restaurante Feitoria (com uma estrela Michelin) traz para a mesa sabores intensos, com produtos sazonais, com um menu criado em conjunto com o chef Nuno Bergonse e os formandos da Associação CRESCER. O valor por pessoa é de 65€, com bebidas incluídas e as reservas podem ser feitas por telefone, através do 924 762 469, ou por email, para [email protected].  

MENU “É UM CONVITE DO ANDRÉ CRUZ”

Entrada

Gamba da costa, helófitas e laranja do Algarve (chef André Cruz)

Peixe

Peixe espada frito, molho de moqueca, batata-doce e espinafres (CRESCER)

Carne

Peito de pato, arroz de cogumelos selvagens e emulsão de alho negro (chef André Cruz)

Sobremesa

Pudim de azeite e mel, cenouras caramelizadas e granizado de lúcia lima (CRESCER)

Após o evento, um prato de cada chef convidado, neste caso, André Cruz, ficará disponível na carta do “É UM RESTAURANTE“, durante dois meses, até ao jantar seguinte que, no “É UMA MESA”, irá novamente juntar o chef Nuno Bergonse e a equipa da CRESCER a um chef de renome do panorama gastronómico nacional. O próximo jantar será em janeiro, com um chef ainda por revelar.

aNOTÍCIA.pt