Portugal vence a Islândia e consegue o pleno no apuramento para o EURO2024

Portugal vence a Islândia por 2-0 e faz o pleno no apuramento para o Euro2024, ao vencer todos os jogos do Grupo J.

0
23
Portugal vence Islândia
Portugal vence a Islândia e consegue o pleno no apuramento para o EURO2024 - ©Joaquim Machado

Portugal vence a Islândia por 2-0 e fechou este domingo a fase de qualificação para o Euro 2024 com a décima vitória em 10 jogos,  na última jornada do Grupo J. A Seleção portuguesa qualifica-se assim no primeiro lugar e torna-se na nona nação europeia a finalizar um apuramento para uma grande competição totalmente vitoriosa.

Portugal entrou em campo determinado a resolver o jogo e logo aos quatro minutos já Otávio atirava ao poste esquerdo depois de uma jogada em que Félix começou a mostrar como ia jogar.

Félix apostava no ataque e esteve muito perto de fazer o primeiro golo da noite aos 21′, quando apareceu encostado ao poste direito da baliza islandesa a tentar finalizar praticamente sem ângulo. Seguiram-se remates perigosos de Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo, que em cima da meia hora cabeceou

Aos 25’ a beneficiar de um livre, Bruno Fernandes cruzou para a área e Gonçalo Inácio apareceu na cara de Valdimarsson, mas o cabeceamento saiu ao lado.

Ao fim de várias tentativas, o golo chegou a Alvalade num momento quase improvável. Bruno Fernandes recebeu de Bernardo Silva, mira a baliza e remata direto ao canto inferior esquerdo. Sem hipóteses de defesa para Valdimarsson, Bruno Fernandes faz o primeiro golo de Portugal.

Portugal mostra-se cheio de confiança esta noite no José Alvalade. Com muita classe à mistura, a equipa das quinas somou oportunidade atrás de oportunidade. Bruno Fernandes acabou por fazer um golo que é uma verdadeira obra de arte. Portugal vai para o balneário a vencer a Islândia, neste que é o último jogo da fase de qualificação do Europeu.

A seleção portuguesa regressou para a segunda parte sem alterçãoes mas com a mesma garra do primeiro tempo. Aos 49′ Bruno Fernandes, de uma zona confortável, rematoua e a bola passa muito perto do poste esquerdo. Podia ter sido o segundo golo do médio.

Dois minutos depois, cruzamento perfeito de João Mário para a cabeça de Ronaldo, que bastante pressionado ainda conseguiu cabecear, mas o guarda- redes islandês agarra a bola. João Cancelo e João Mário continuam a tentar a sorte, mas sem conseguirem acertar na baliza adversária.
 
Festa em Alvalade aos 66′. Félix, pela esquerda, remata à baliza da Islândia para defesa incompleta de Valdimarsson e, na recatga, Ricardo Horta atira para o fundo. Foi o segundo golo de Portugal.
 
Com este segundo golo, começou a festa em Alvalade. Portugal conseguiu uma fase de qualificação em que só somou vitórias – dez em dez jogos – e chegou aos 30 pontos.
 

Antes do jogo começar Bruno Fernandes e Rúben Dias, foram distinguidos pelos 50 jogos ao serviço da equipa das quinas e também Cristiano Ronaldo foi homenageado, sendo-lhe entregue, pelas mãos de Frederico Varandas, a camisola alternativa do Sporting.

Terminou o jogo em Alvalade. Portugal vence a Islândia por 2-0 com golos de Bruno Fernandes e Ricardo Horta. Portugal marcou 36 golos nesta fase da qualificação e com 10 vitórias em 10 jogos, coisa que nunca tinha acontecido.