Um senhor aos 90 anos de idade, mestre em educação física após iniciar a faculdade aos 54 anos! Este é um dos diversos adjetivos que poderíamos nos referirmos ao Sr. Elias Neves, o eterno Mister Santos.
Em uma conversa ao telefone, este experiente atleta mostrou uma lucidez e memoria incrível para recordar o início de toda sua trajetória.
Elias Oliveira Neves nasceu em 11 de agosto de 1933 na cidade de Santos, seu nome e o fisiculturismo se entrelaçam na história do esporte no Brasil.
Cresceu entre os bairros do Macuco e Embaré. Aos 16 anos, em 1949, iniciou atividades esportivas no Clube de Regatas Saldanha da Gama nos finais de semana, praticando o halterofilismo. A modalidade não conhecida na época contava com poucos adeptos, que no início foi uma prática difícil. Mas com passar do tempo e crescimento da modalidade, foi fundado em 25 de outubro de 1950 o Clube Santista de Halterofilismo (CSH). Estavam presentes na fundação os halterofilistas Elias Oliveira Neves, Jattil Cardim, César Natário, Pascoal Bertoni, Gérson Dória, Jaime Justo da Costa, Ernesto Monegatto, Carlos Tozzi e Alfredo Sanches Fernandes. O Clube Santista de Halterofilismo tornou-se referência na modalidade. Hoje sua sede fica na Praça dos Andradas, no Centro Histórico de Santos.
Elias Neves participou da primeira competição esportiva em 12 de setembro de 1951, no primeiro campeonato interno do Clube Santista de Halterofilismo. Ficando com a segunda colocação. Em 1958 casou-se com sua primeira namorada, Marlene Berretare Oliveira Neves. No ano seguinte nascia sua primeira filha, Gisele, em 1963, sua esposa deu à luz a sua segunda filha, Denise.
Elias acumula diversos títulos em sua carreira de atleta, tendo se sagrado pentacampeão do Mister Santos, tricampeão do Mister São Paulo na categoria absoluto e octacampeão na categoria até 1,68 m, tricampeão brasileiro de fisiculturismo, vice-campeão sul-americano, campeão de levantamento olímpico e levantamento básico, além de diversos outros títulos de competições no interior e litoral paulista.
Aposentado das competições, hoje atua como técnico e dirigente do esporte, tendo sido, em 1960, um dos fundadores da Liga Santista de Halterofilismo e mentor de atletas. Também é o patrono do famoso evento Mister Santos, o segundo mais antigo que se tem conhecimento, perdendo somente para a primeira competição oficial de fisiculturismo. Que aconteceu em 14 de setembro de 1901, em Londres. Possivelmente existiram outros campeonatos, mas este foi o que apresentou um registro oficial. Essa competição foi intitulada de “The Great Competition” e foi idealizada por Eugene Sandow, com o objetivo de escolher o físico mais próximo dos critérios estabelecidos. O evento levou três anos para ser planejado e teve a participação de 156 atletas. O evento foi realizado no Royal Albert Hall e competiram militares, carteiros, auxiliares de trabalhos braçais e atletas diversos. O vencedor foi Willian Murray, de Nottingham. Em segundo lugar ficou D.Cooper de Birmingham e em terceiro, A.C.Smyth de Middlesex. Foi registrada a presença de 15.000 pessoas nas finais.
Já em terras brasileiras e santista, nosso entrevistado confirmou que pela proximidade com o porto de Santos, havia muitos atletas que vinham das áreas de estivadores e trabalhadores braçais.
O próximo evento que o mestre Elias irá se apresentar, será no Mister Santos que será realizado na cidade de Santos entre os dias 1 e 2 de dezembro, que o tem como patrono do evento.
NOTA: texto redigido em português do Brasil