A operação de charme promovida pelo Estado do Piauí, no Nordeste Brasileiro, contou com diversas iniciativas, uma delas, um show cooking, que decorreu hoje (23) na Time Out Academy. Este Show Cooking, teve o propósito de apresentar a profusão de sabores, inspiração e cores da gastronomia piauiense, com fortes influências indígenas.
A seleção e confeção dos pratos, esteve a cargo do Chef Miguel Mesquita e da Chef Daniela Lima Verde Castelo Branco, natural do Piauí. Para entrada foi apresentado um ‘Escondidinho de Carne de Sol’. ‘Maria Isabel’ e ‘Paçoca de Carne de Sol’ foram os pratos principais e ‘Munguzá’ uma espécie de arroz doce, mas confecionado com milho, a sobremesa. Todos estes pratos, são “receitas da mãe” (diz a chef Daniela) tradicionais da região, e não há festa ou datas especiais que esta comida de conforto não faça parte do menu.
Esta iniciativa foi organizada por quinze empresários do Estado do Piauí que estão em Portugal com o propósito de dar a conhecer à imprensa e trade português, as mais-valias do destino turístico e de se posicionar como uma escolha atrativa para os turistas portugueses. A iniciativa, foi organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí.
A presença da comitiva piauiense em Portugal assinala ainda o lançamento da nova campanha turística no mercado português “Bora ali, no Piauí?”, que vai estar presente nos meios digitais.
Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis típicas do Nordeste Brasileiro. Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.
A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.
O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.
Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.
No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros. A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.
Esta iniciativa pretende impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Nordeste Brasileiro em especial do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português.
“Trazemos o destino Piauí a Portugal, não só no que se refere a atrativos turísticos, mas também às potencialidades do agronegócio, como mel, castanha e alimentos, e do artesanato em cerâmica e opalas. Queremos o olhar de Portugal, que é um dos maiores mercados emissores de turistas e tem grandes investidores para as riquezas do nosso Estado. Com esta ação, esperamos gerar negócios, contribuindo para o avanço dos pequenos negócios e para o desenvolvimento económico e social do Piauí”, destaca Júlio César Lima Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.
A iniciativa teve ainda o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a promoção da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).