Castelo Branco inicia as celebrações de Natal com muita animação

Este ano o Natal em Castelo Branco chega já amanhã às ruas vibrantes de cores vivas, e uma atmosfera repleta de magia.

Castelo Branco Natal
Castelo Branco inicia as celebrações de Natal com muita animação - ®DR

Entre 1 e 31 de dezembro de 2023, venha visitar Castelo Branco e entre neste mundo mágico de Natal foi preparado com um espírito de união e partilha, característicos desta quadra, abrangendo todos os públicos e idades, com propostas, totalmente gratuitas, para que todos possam celebrar esta época festiva.

Um feriado junto a um fim de semana, é sempre aliciante para uma escapadinha em família. No centro de Portugal, Castelo Branco inicia já amanhã as celebrações de Natal com várias iniciativas que se estendem pela cidade durante o mês de dezembro, com o objetivo de proporcionar a miúdos e graúdos, muita animação e divertimento.

A partir das 10 horas do dia 1 de dezembro a cidade enche-se de cânticos de natal, tradições e reencontros. Pelas 17horas “abrem-se as portas” do Mercadinho de Natal, acendem-se as luzes em toda a cidade e dão-se as boas-vindas a esta época maravilhosa, com a música de Natal em ‘Castelo Branco é fácil gostar’, interpretada por Pedro Afonso (membro do grupo NORTON).

Na Aldeia do Pai Natal, os mais pequenos, poderão descobrir a Floresta Encantada, onde se esconde a casa do Pai Natal, a Oficina dos duendes, no grande iglu, onde não faltarão atividades e muita brincadeira, com atelier’s de pintura, desenho, culinária, entre outros, e, ainda, a Pista de Gelo, para deslizar sem parar.

No Mercadinho de Natal, com mais de 60 barraquinhas, há acepipes natalícios, doces, salgados, vegan, venda de produtos regionais e de artesanato, onde não falta o lindo e criativo bordado de Castelo Branco, e muita animação de rua.

E para passear pela simpática cidade de Castelo Branco, há sempre a possibilidade de o fazer a bordo do Comboio de Natal, que os levará a conhecer os recantos mais emblemáticos desta cidade beirã. No Palco Mágico, os concertos natalícios, com muitas atuações da comunidade artística albicastrense, para que todos possam celebrar em conjunto esta Quadra Natalícia e fortalecer os laços enquanto comunidade.

Pelas 19h, ao som do Coimbra Gospel Choir, comem-se filhoses e bebe-se cacau quente, como não poderia deixar de ser, para receber bem o Natal.

No dia 2 de dezembro chega o Pai Natal, no seu trenó, puxado por renas e acompanhado pelos duendes ajudantes e muitas outras personagens, que vão espalhar magia e alegria no ar. Os soldadinhos de chumbo tocam e marcham, os duendes espalham sorrisos, as andas gigantes cantam e dançam.

No fim de semana seguinte, (também ele maior), será inaugurada, na sala do Centro Cívico (junto aos bares), a exposição de “Magia de Natal”, com árvores e prendas feitas pelos alunos dos diferentes Agrupamentos de Escolas em colaboração com os Serviços Educativos da Câmara Municipal.

E como nesta época não pode faltar a árvore de Natal, nem as prendas, no dia 9 de dezembro será inaugurada, na sala do Centro Cívico (junto aos bares), a exposição de “Magia de Natal”, com árvores e prendas feitas pelos alunos dos diferentes Agrupamentos de Escolas em colaboração com os Serviços Educativos da Câmara Municipal.

Nos fins de semana, de 7 a 17 de dezembro, não perca os concertos natalícios que o esperam pelas 21h30 no Palco mágico, com a atuação da Orquestra Típica Albicastrense, o Orfeão, o Grupo de Cordinhas da Beira Baixa, as Mirpuri Twins, entre outros.

Na semana que antecede o Natal, entre as 17h00 e as 23h00, o mercadinho estará aberto e terá disponível presentes para todos os gostos e idades. No dia 22 de dezembro, no Cineteatro Avenida, voltamos a entrar numa atmosfera serena, à luz das velas e ao som de “Christmas”, com o último concerto Candlelight do ano 2023. Uma experiência única e inesquecível.

No dia seguinte, dizemos adeus ao Pai Natal, pois está próximo o dia de distribuir, de chaminé em chaminé, as prendas a todos os meninos e meninas. À noite, pelas 21h30, poder-se-á assistir a maravilhoso concerto de Viola Beiroa.

Na noite de Natal, o ponto alto é a queima dos vários madeiros espalhados pelos adros das igrejas da cidade, que nesta noite tão especial, aquecem o corpo e a alma, numa tradição que perdura no distrito de Castelo Branco.

Será um mês de alegria e muita animação neste mundo encantado, onde não faltarão duendes, fadas, princesas, bonecos de neve, teatro, música, e muito mais.

Para alem dos eventos alusivos a esta época festiva, quem visita Castelo Branco, pode ainda visitar o Museu do Bordado de Castelo Branco, símbolo da cidade, e o Museu Cargaleiro, dedicado à vida e obra do artista local, com um vasto portfólio de peças para admirar. Na zona histórica, os Portados Quinhentistas, e o Paço Episcopal, repletos de histórias em cada canto.

Para retemperar energias, não deixem de degustar um jantar típico da quadra natalícia da região, num dos vários bons restaurantes da cidade. Na despedida, certamente que trarão muitas memórias inesquecíveis

Consulte o programa completo aqui.

aNOTÍCIA.pt