O concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, distinguiu o jovem António Lourenço da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, como o grande vencedor da categoria “Cozinha Makro”. O evento é uma plataforma única para que jovens estudantes da restauração e hotelaria destacarem o seu potencial.
Os participantes foram desafiados a criar pratos excecionais, com recurso a ingredientes de alta qualidade, criatividade e habilidade culinária. António Lourenço, venceu com um “Crocante de batata com leitão e maionese da Bairrada e Cabidela de mar e terra”.
Os dois pratos criados por António Lourenço para o concurso pretenderam ser uma homenagem à sua mãe e a Vila Nova de Milfontes, região de onde é natural “Quis homenagear a minha mãe que faleceu há cerca de 2 anos, trazendo um prato de leitão, uma das comidas preferidas dela. A Cabidela de mar e terra, ou seja, uma cabidela de berbigão que me lembra a praia do Malhão, onde costumava passear com a minha mãe”.
Este jovem talento, revelou-nos que “atualmente já trabalho no Bairro Alto Hotel e estou muito feliz de lá estar. Acho que é uma boa escola e penso que lá posso crescer pessoal e profissionalmente. Inicialmente é isso que eu quero. No futuro gostava um dia de ter um restaurante dedicado todo ele à minha mãe. Um restaurante chamado Maria”.
A prova “Cozinha makro”, que decorreu a 14 de dezembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, contou ainda com os finalistas, Filipe Santana, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e Marta Maurício, da Escola Profissional Amar Terra Verde.
O “Jovem Talento da Gastronomia”, organizado pelas Edições do Gosto, é o principal concurso nacional de gastronomia direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território nacional.
António Lourenço, vencedor do concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, na categoria Cozinha Makro recebeu como prémio, um cheque no valor de mil euros.