Quatro homens resgatados de embarcação que se estava a afundar, a cerca de 14.5 milhas náuticas, a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores, é o balanço da operação coordenada pela Marinha , através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) e com a Capitania do Porto da Horta, coordenou, desde as 20h02 (horas locais) de ontem, dia 18 de dezembro.
O alerta foi dado pela Estação Costeira Porto de Abrigo, em Ponta Delgada, que relatou que a embarcação de pesca “Mestre Zangão” se encontrava a afundar, com 4 tripulantes a bordo. A embarcação de pesca Manuel Arriaga já se encontrava a dirigir para a posição do alerta.
Foram empenhadas a embarcação salva-vidas “Nossa Senhora da Conceição” da Capitania do Porto da Horta, a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), estacionada na Base das Lajes, na ilha Terceira, e o NRP Figueira da Foz, da Marinha Portuguesa, para prestar auxilio à embarcação de pesca.
Os quatro homens resgatados, que se encontravam na balsa, foram recuperados pela embarcação de pesca FV “MANUEL ARRIAGA”, pelas 21h33 (horas locais) do dia 18 dezembro de 2023, encontrando todos bem e em segurança.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, a aeronave EH-101 da FAP, a embarcação salva-vidas Nossa Senhora da Conceição da Capitania do Porto da Horta, a embarcação de pesca “MANUEL ARRIAGA” e a Estação Costeira Porto de Abrigo.