Polícia Judiciária e Guarda Civil espanhola prendem 9 suspeitos de tráfico de cocaína em grande escala

Polícia Judiciária e Guarda Civil espanhola prenderam nove suspeitos de tráfico de cocaína em grande escala da América do Sul para a UE

Polícia Judiciária
Polícia Judiciária e Guarda Civil espanhola prendem 9 suspeitos de tráfico de cocaína em grande escala - ®DR

A Europol apoiou a Guarda Civil espanhola (Guardia Civil) e a Polícia Judiciária portuguesa (Policia Judiciária) numa operação contra suspeitos de pertencer a um grupo criminoso conhecido por estar envolvido no tráfico de droga na região da Galiza, em Espanha, desde a década de 1980. Esta investigação internacional também foi apoiada pela Eurojust. A ação decorreu a de 18 de dezembro de 2023 e resultou na detenção de 9 cidadãos espanhóis, em 12 buscas domiciliárias em Espanha e 1 em Portugal. Os indivíduos detidos são suspeitos de envolvimento em operações de tráfico de droga nas cidades espanholas de Pontevedra, Ourense, A Coruña e na cidade portuguesa de Monção. Durante as ações anteriores a esta operação, as autoridades apreenderam mais de duas toneladas de cocaína e vários documentos, que serviram de prova na investigação.

Operações de tráfico de drogas em alto mar

A investigação foi iniciada em Fevereiro de 2023, quando as autoridades policiais recolheram provas de tráfico de droga por conhecidos clãs locais de narcóticos ao longo da costa portuguesa. As operações de tráfico de drogas foram realizadas através da recuperação de carregamentos de cocaína nas águas do Atlântico. As autoridades portuguesas apreenderam um desses carregamentos de cocaína em Peniche (Portugal). As informações recolhidas pelas autoridades responsáveis pela aplicação da lei indicavam que o conhecido clã galego de narcóticos estava a mobilizar recursos significativos em termos de pessoal, equipamento terrestre e marítimo em Portugal para recuperar carregamentos de drogas em alto mar e depois transportá-los para a região espanhola da Galiza. Unidades de investigação frustraram este plano, apreendendo grande parte da carga na costa portuguesa e numa lancha encalhada. Esta ação policial ocorreu no momento em que o clã galego pretendia retirar a mercadoria da praia. Mais tarde, em Abril de 2023, agentes da lei apreenderam outros 220 kg de cocaína na região de Salnés, em Pontevedra, Espanha. As investigações revelaram que os carregamentos de droga se destinavam a um conhecido grupo criminoso originário da região dos Balcãs Ocidentais.

A Eurojust criou uma equipa de investigação conjunta para facilitar a cooperação judiciária entre Espanha e Portugal.

A Europol facilitou o intercâmbio de informações e prestou apoio analítico contínuo à investigação. A Europol também contribuiu para a coordenação global do caso entre as diversas agências. Durante o dia de ação, a Europol destacou um perito para o terreno em Espanha para verificar informações operacionais em tempo real e fornecer pistas aos investigadores no terreno.

aNOTÍCIA.pt