A Nissan Formula E Team está pronta para a ronda inaugural do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA 2023/24 este fim de semana, o E-Prix da Cidade do México. A equipa vai colocar em campo uma formação composta por Sacha Fenestraz, que entra na sua segunda época com a equipa, e Oliver Rowland, com o britânico a regressar à equipa japonesa após uma passagem anterior entre as 5.ª e 7.ª temporadas.
Tendo estreado na 2.ª temporada, o E-Prix da Cidade do México é um evento já recorrente no calendário da Fórmula E, sendo realizado todos os anos desde sua criação, com exceção de 2021. A 2.250 metros acima do nível do mar, a pista apresenta um desafio único tanto para o carro quanto para o piloto. A menor densidade do ar levará a uma redução de 25% no arrasto e na força descendente em comparação com o nível do mar, tornando-a uma das pistas mais rápidas da série. Os pilotos terão de lidar com baixos níveis de aderência e oxigénio enquanto percorrem o circuito, que inclui a secção técnica no lendário Foro Sol Stadium, que conduz à curva Peraltada de alta velocidade.
O evento marca o início da 10.ª temporada da Fórmula E, e, desde que a Nissan se juntou à grelha em 2018, a equipa estabeleceu-se rapidamente como a favorita do público no México. Isto foi destacado num recente estudo de marca realizado pelo campeonato, onde a Equipa Nissan Formula E Team foi classificada como a equipa número um pelos apaixonados fãs mexicanos*.
A Nissan tem uma história rica no México, onde opera há mais de 60 anos. Desde que estabeleceu no país a sua primeira fábrica fora do Japão, em 1966, a Nissan produziu 14 milhões de veículos e 15 milhões de motores, tanto para o mercado local como para o estrangeiro. O E-Prix da Cidade do México é mais uma oportunidade para aprofundar a importante ligação da Nissan com a nação.
Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe de equipa da Nissan Formula E Team: “Estou satisfeito com o caminho que fizemos até ao início da 10.ª temporada, temos trabalhado arduamente na época baixa, trazendo novas funcionalidades e atualizações para o carro, de modo a resolver as nossas principais fraquezas do ano passado. Estamos a pensar no México, uma pista que, historicamente, se adapta bem ao nosso carro, por isso queremos ter um bom desempenho. Se conseguirmos assegurar que aperfeiçoamos a nossa gestão de corrida e extrair o máximo de ritmo possível do Nissan e-4ORCE 04, ao mesmo tempo de que aproveitamos a nossa experiência e os pontos positivos da nossa última corrida aqui, acredito que podemos começar a época com um bom resultado.”
Sacha Fenestraz, piloto da Nissan Formula E Team: “Estou entusiasmado por começar a minha segunda época com a Nissan Formula E Team. Os fãs mexicanos criam sempre uma atmosfera especial, por isso estou ansioso pela ocasião de correr aqui. Estou confiante de que podemos começar a época com um forte resultado, uma vez que tivemos uma qualificação encorajadora aqui no ano passado, chegando aos duelos, e as lições que aprendemos como equipa sobre a gestão de energia durante a 9.ª temporada e a pausa devem permitir-nos maximizar o nosso desempenho na corrida.”
Oliver Rowland, piloto da Nissan Formula E Team: “Estou ansioso pela minha primeira corrida de regresso com a equipa, preparámo-nos bem e estamos a antecipar um início de época agradável. Tenho muita experiência nesta pista, por isso sinto que se conseguirmos colocar o carro numa boa posição nos treinos livres, podemos ter um bom desempenho na qualificação. Em termos de corrida, teremos de ter cuidado com a gestão da energia, uma vez que é particularmente difícil neste circuito. Vou entrar no fim de semana sem grandes expectativas. O meu objetivo é construir uma base sólida para o resto da época e, espero, marcar alguns bons pontos.”
A 10.ª temporada mantêm a parceria da Nissan Formula E Team com a Shell, estabelecida na 5.ª temporada. A parceria reafirma o compromisso da Nissan e da Shell com soluções de mobilidade sustentáveis e de alto desempenho, e verá a utilização contínua da tecnologia de fluidos Shell EV-Plus, destinada a melhorar a fiabilidade, eficiência e desempenho dos sistemas de transmissão eletrificados. Estes fluidos térmicos e de transmissão personalizados foram desenvolvidos tendo em mente o grupo propulsor Gen3 e ajudam a equipa a extrair o máximo desempenho possível em pista. A parceria da Shell com a Nissan tem também como objetivo realçar a sua crescente marca Shell Recharge e a aspiração de fornecer soluções de carregamento de veículos elétricos rápidas, fiáveis e convenientes aos clientes em todo o mundo.
A Coral também se junta à equipa de Fórmula E da Nissan nesta temporada como parceira. A Coral ajudará a equipa a compensar as suas emissões de carbono utilizando a sua plataforma transparente e eficiente, enquanto utiliza o alcance de uma equipa de corrida de alto nível para promover a sensibilização para os créditos de carbono e a importância da neutralidade de carbono.
Em 2024, o Mundial de Fórmula E visitará um novo local em Tóquio. Esta será a primeira corrida em casa da Nissan Formula E Team na série. Com a pista a apenas 24 quilómetros da sede do fabricante, o evento será especialmente importante para a Nissan como o único fabricante japonês na grelha. Noutros pontos do calendário, a Fórmula E regressa à China pela primeira vez desde a 5ª temporada e troca Roma pelo Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, na costa do Adriático. Para ver o calendário completo do ABB FIA Formula E World Championship 2024, clique aqui.
*Inquérito realizado pela Organização da Fórmula E (estudo Formula E Pulse Brand Tracker, Wave 4, 2023)