A chegada da Zara Home For&From ao Freeport Lisboa Fashion Outlet, faz de Portugal o terceiro país com estabelecimentos deste projeto. Atualmente, a for&from conta com 16 lojas que geraram oportunidades laborais para mais de 750 pessoas com diferentes necessidades especiais e mais de oito milhões de euros para projetos sociais das diferentes organizações gestoras.
O novo espaço, gerido pela Associação VilacomVida, situa-se no Freeport Lisboa Fashion Outlet na localidade de Alcochete -próximo à capital portuguesa- e conta com mais de 150 m2 de superfície comercial dedicada à exposição e venda das coleções da Zara Home de campanhas anteriores.
Com esta abertura, Portugal torna-se o terceiro país com estabelecimentos do projeto, após as 14 lojas em Espanha e a loja em Itália.
O Programa For&From
A Zara Home For&From tem como objetivo criar um ambiente favorável para as pessoas que compõem o modelo da loja -atualmente 17 pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais físicas, sensoriais e intelectuais- no qual que se facilite a sua integração social e laboral.
A partir de um donativo inicial da Inditex para a construção da loja, o modelo torna-se autossustentável através da venda a preços reduzidos, de produtos de campanhas anteriores.
Os benefícios obtidos revertem na íntegra para projetos sociais das entidades sociais colaboradoras, a Associação VilacomVida neste caso. Desta forma, o estabelecimento converte-se num espaço comercial de referência para a inclusão, a acessibilidade e a eliminação de barreiras.
Colaboração com a VilacomVida
“Desde a nossa fundação que, na Associação VilacomVida, temos o objetivo de garantir um futuro mais autónomo e mais feliz para os jovens com diferenças. É uma honra fazer parte de um projeto como este, que nos permite concretizar esta missão”, sublinham Filipa Pinto Coelho e João Gomes da Silva, fundadores da Associação VilacomVida.
“Agradecemos a confiança do Grupo Inditex, que nos convidou para formar e capacitar os colaboradores do novo outlet da Zara Home e ajudar a trazer o conceito for&from para Portugal. É um reconhecimento muito importante do trabalho que temos vindo a desenvolver com estes jovens, nomeadamente em projetos como o Café Joyeux”.
Conceito de loja
A Zara Home For&From dispõe de 150 m2 nos quais os materiais naturais e a paleta de cores quentes são os protagonistas. Um dos materiais mais presentes é o carvalho europeu natural combinado com pedra e acabamentos em tons claros.
O produto cuidadosamente selecionado apresenta-se com base na lógica das divisões da casa. No mobiliário central são apresentadas as coleções, enquanto no perímetro da loja são expostas outras alternativas de produto em cor e design.
Sobre a For&From
A For&From nasce no ano 2002 com uma loja da Massimo Dutti em Palafolls (Barcelona). Atualmente, outras marcas comerciais do Grupo Inditex como a Pull&Bear, a Bershka, a Stradivarius, a Oysho, bem como a Tempe Inditex fazem parte deste projeto. Em 2019, a for&from estreia a sua primeira loja internacional em Itália, gerida pela Fondazione Cometa.
Com o novo Zara Home for&from do Freeport Lisboa Fashion Outlet, o projeto soma 16 lojas de todas as marcas comerciais do Grupo Inditex. Portugal torna-se, desta forma, no terceiro país com lojas do programa, após os 14 estabelecimentos de Espanha e o estabelecimento de Itália. Nas suas mais de duas décadas de história, a for&from gerou oportunidades laborais para mais de 750 pessoas e lucros económicos para as organizações gestoras no valor de oito milhões de euros.
Sobre a VilacomVida
A VilacomVida é uma IPSS cuja missão é aproximar a sociedade da diferença, criando condições para que os jovens com alguma forma de incapacidade, em especial aqueles com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, tenham um lugar e um emprego na comunidade.
Representa em Portugal, desde 2021, a marca Café Joyeux, a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, criada em França em 2017, tendo já quatro cafés abertos e 30 jovens empregues em Lisboa e Cascais.
Pode encontrar mais informações sobre a VilacomVida aqui.
Sobre a Zara Home e o Grupo Inditex
A Zara Home é a marca de decoração do Grupo Inditex. As suas coleções são inspiradas nas últimas tendências de moda e incluem tudo aquilo de que precisa para decorar o seu quarto, a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e a casa de banho. Inclui também uma seleção especial para o quarto e para a sala de brincar das crianças e uma coleção completa de fragrâncias para o lar.
A Zara Home faz parte do Grupo Inditex, em conjunto com a Zara, a Pull&Bear, a Massimo Dutti, a Bershka, a Stradivarius e a Oysho. Com um modelo de negócio focado na inovação e no serviço ao cliente, a Inditex opera uma plataforma integrada de lojas físicas e online em mais de 200 mercados e tem o compromisso de alcançar a neutralidade climática em 2040.