Tem início este domingo o qualifying do 3º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António (VRSA), com a participação de 48 atletas de 15 países. O ténis português está representado por vinte tenistas, com destaque para Rodrigo Fernandes, Gonçalo Falcão e Gonçalo Marques que integram a lista de 16 cabeças de série – onde está igualmente Pavlos Tsitsipas, irmão do cotado Stefanos Tsitsipas, actual 10.º do ranking mundial.
Os 16 encontros agendados para domingo terão início às 10 horas, mas a previsão de chuva poderá perturbar o normal decorrer da jornada. Seis dos 17 tenistas portugueses que entrarão em acção na primeira ronda do qualifying, vão jogar entre si: Ricardo Batista-João Portugal, Afonso Almeida-Afonso Portugal e Valentin de Carvalho-João Maria Soares.
De referir que em relação aos wild-cards, o director do torneio, Vítor Palma, anunciou quatro: para o português João Maria Soares, treinado por Frederico Marques, para o qualifying e para os holandeses da House of Tennis Academy – parceira do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António (CTVRSA): Cooper ter Meulen, para o quadro final, e Lars Wagenaar e Julius Bult para a fase de qualificação. Além dos quatro convites, o quadro principal ficará preenchido com mais oito nomes apurados através do qualifying de 48 jogadores.
O 3.º Open Internacional de Ténis de VRSA é uma prova do ITF World Tennis Tour organizada com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. O torneio decorre até 18 de Fevereiro e distribui um prize-money total de 25 mil dólares.
Artigo relacionado: