O restaurante 2Monkeys, no Torel Palace Lisbon, acaba de ser galardoado com a sua primeira estrela na cerimónia de entrega dos prémios do Guia Michelin, agora dedicada em exclusivo a Portugal. Uma conquista inédita para o grupo Torel Boutiques, à qual se juntou ainda outra distinção de relevo: Rita Magro, chef do restaurante Blind, foi reconhecida com o prémio Jovem Chef na gala desta noite que atribuiu também ao restaurante do Torel Palace Porto o seu selo de recomendação.
2MONKEYS – 1 ESTRELA MICHELIN
Apenas 10 meses após a abertura do 2Monkeys, em Lisboa, esta estrela no Guia Michelin atesta a exclusividade da proposta gastronómica do restaurante, que se diferencia da grande maioria das abordagens de fine dining tradicionais pelo seu formato singular e intimista. Com um balcão de apenas 14 lugares, cada refeição se transforma numa experiência de degustação única ao conciliar uma atmosfera de grande proximidade com uma oferta de elevada qualidade, concebida com a melhor matéria-prima e as técnicas mais aprimoradas.
Aos 25 anos, o chef Francisco Quintas é agora o mais novo chef português premiado, confirmando o trabalho exemplar que tem vindo a desenvolver juntamente com o chef Vitor Matos na cozinha do 2Monkeys, situado no Torel Palace Lisbon. “E que o 2Monkeys seja sempre isto, um bocadinho do que somos e do que seremos e um reflexo do que fazemos. Paixão e dedicação é o que nos move diariamente para fazermos mais e melhor neste caminho tão infinito que é a perfeição!”, declara o chef Francisco Quintas.
De portas abertas de terça a sábado ao jantar, este projeto de alta cozinha a quatro mãos assinala também a estreia do chef Vitor Matos na capital portuguesa. No 2Monkeys, a excelência do produto é apenas o ponto de partida para uma experiência gastronómica verdadeiramente imersiva, que se distingue não só pela sua criatividade, mas também pela ousadia das propostas apresentadas.
Com esta distinção, o chef Vitor Matos garante agora três estrelas no famoso Guia, ao conquistar também a segunda estrela esta noite, pelo restaurante Antiqvvm. A sua mestria, que já havia sido premiada por sucessivas vezes – como em 2011, com o prémio “Prix Chefs de l’Avenir” da Académie Internacional de Gastronomie; ou ainda em 2014, quando foi destacado como Melhor Cozinheiro de Portugal (Prémios Arco Atlântico Gastro) -, volta a ser novamente distinguida com esta insígnia de referência mundial, confirmando, assim, o talento e perícia de Vitor Matos nas artes de confeção da alta gastronomia.
RITA MAGRO – PRÉMIO JOVEM CHEF
Rita Magro, chef do restaurante Blind, acaba de ser reconhecida com o Prémio Jovem Chef na cerimónia de entrega dos prémios do Guia Michelin. Desde 2020, que a chef natural de Coimbra tem vindo a conduzir diariamente a cozinha do Blind lado a lado com o chef Vitor Matos, Blind Master e Chef Consultor do projeto do fine dining. “Fazer o que é a nossa paixão todos os dias, e ver que os nossos clientes saem felizes com isso, é o que nos dá mais satisfação. Este reconhecimento é fruto de muita dedicação,” afirma a chef de 27 anos.
Formada em Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Rita Magro passou pelas cozinhas dos restaurantes do Vila Vita Parc, Salpoente e Antiqvvm antes de se juntar à equipa do Blind, onde continua a assegurar diariamente o perfeito funcionamento do restaurante de fine dining do Torel Palace Porto, também distinguido entre os restaurantes recomendados pelo Guia durante a cerimónia.
Procurando privilegiar o melhor dos ingredientes portugueses, sempre em conexão com fortes referências internacional, é no Blind que, juntamente com Vitor Matos e toda a equipa do restaurante, a chef Rita Magro tem vindo a dar provas da sua criatividade, talento e ousadia. O maior desafio, garante, é “continuar a estarmos sempre no nosso melhor, quando entregamos excelência todos os dias e vemos resultados nos nossos clientes com isso, nunca mais queremos baixar de nível”, reconhece.
Ingrid Koeck, sócia e porta-voz do Torel Boutiques, afirma em nome do grupo a sua “mais profunda gratidão e honra” pela atribuição da estrela Michelin ao 2Monkeys, bem como pelo reconhecimento atribuído a Rita Magro e ao Blind. “A estrela é o reflexo do nosso compromisso incansável em busca da excelência e da inovação. É um momento de profunda celebração da nossa perseverança, do trabalho de equipa e da busca da perfeição que tanto nos caracteriza,” reforça.