Com os olhos postos no Jamor o Sporting e o Benfica defrontaram-se no estádio José Alvalade, no jogo da 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, edição de 2023/24.
O jogo começou animado, entre o Sporting e o Benfica, os eternos rivais lisboetas. Aos oito minutos Gyökeres pediu penálti num lance com João Neves, mas o árbitro mandou jogar. Logo a seguir Morten Hjulmand cruza, ao segundo poste, onde aparece Pote que cabeceou para o fundo das redes defendidas por Trubin. Está inaugurado o marcador em Alvalade.
Após o golo, o Benfica tentou ter mais bola, mas o Sporting continuava a controlar o jogo. Aos 14’ pontapé de canto, para o Sporting, concedido por Nicolás Otamendi. O lance terminou com um remate de Hjulmand que é intercetado pela defesa do adversário.
Aos 31’, cartão amarelo mostrado a Otamendi por falta sobre Gyökeres. É livre para o Sporting que termina com um cabeceamento que acaba nas mãos de Trubin. Aos 35’, Gyökeres entra na área e com assistência de Morita, remata de pé direito, mas Trubin segura.
Nos últimos minutos o Sporting tem desperdiçado várias oportunidades de golo. Já nos últimos minutos da primeira parte, Eduardo Quaresma, dispara com a bola na direção da área do Benfica, mas é desarmado por um defesa das águias.
já em tempo de compensação, Rafa desmarca-se e cruza para corte de Coates, concedendo o primeiro canto ao Benfica. Di Maria marca o canto que chega à baliza de Franco Israel que atento afasta o perigo.
Intervalo em Alvalade com o Sporting a ganhar por 1-0, no jogo da primeira mão da Taça de Portugal. Os leões dominaram o jogo em todos os aspetos, embora tenham perdido algumas oportunidade de golo. Benfica mostrou dificuldades no ataque.
Começa a segunda parte com Edwards a simular um penálti que Fábio Verssímo marca. Contudo o lance acaba por ser anulado por um um fora-de-jogo de Gyokeres no meio da jogada.
Aos 54′ surge o segundo do Sporting. Viktor Gyökeres, remata com o pé esquerdo no coração da área ao lado inferior direito da baliza. Assistência de Geny Catamo.
Entretanto, Fábio Veríssimo mostra cartão vermelho ao fisioterapeuta Tiago Melo do Sporting que estava no banco. O motivo não se conseguiu descortinar.
Aos 60′, acontece o primeiro remate do Benfica a chegar à baliza. João Mário atirou de longe, mas Franco Israel, segurou sem problemas. O Benfica começou a subir no campo e aos 68′ Fredrik Aursnes, rematou com o pé direito ao lado inferior direito da baliza e fez o primeiro golo do Benfica.
Dois minutos depois é Di Maria que marca, mas o golo é invalidado após revisão do VAR. Tengstedt estava em posição irregular.