A Arábia Saudita assinalou esta terça feira o início da ITB Berlim, a principal feira de viagens do mundo, com um grande evento para celebrar o facto de ter atingido o marco histórico de 100 milhões de turistas em 2023 – sete anos antes do previsto.
A Arábia Saudita regressou à ITB Berlim pelo segundo ano consecutivo com uma delegação de mais de 55 parceiros liderada por Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb, Ministro do Turismo e Presidente da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita (STA), acompanhada por líderes do ecossistema turístico saudita e parceiros-chave, incluindo empresas de gestão de destinos, hotéis e companhias aéreas.
Após o sucesso do ano passado com a atribuição do prémio de “melhor expositor”, Sua Excelência Al-Khateeb juntou-se aos parceiros e visitantes esta manhã para inaugurar o stand mais imersivo e ativo da Arábia Saudita, que será o centro da sua presença na ITB 2024.
Ao longo dos três dias de exposição, a Arábia Saudita irá mostrar e sensibilizar o mercado europeu para as ofertas de destinos exclusivos durante todo o ano, reforçar e estabelecer novas parcerias comerciais e celebrar o notável crescimento anual do setor do turismo nacional.
Esta iniciativa surge depois de a Arábia Saudita ter anunciado o marco histórico de receber mais de 100 milhões de turistas nacionais e internacionais em 2023. Este número coloca a Arábia Saudita muito à frente do objetivo inicial de 100 milhões estabelecido no âmbito da Visão 2030 e acelerou o progresso em direção a um novo objetivo acrescido de 150 milhões de turistas até 2030.
Para assinalar esta meta impressionante, que consolidou ainda mais a Arábia Saudita como uma potência turística, Sua Excelência Al-Khateeb organiza uma receção comemorativa que reunirá os líderes do turismo mundial à margem da ITB para mostrar o notável crescimento e desenvolvimento do setor turístico da Arábia Saudita.
O evento, intitulado Breaking Records, Building Bridges (Quebrar recordes, construir pontes), reune líderes da indústria global de viagens e convidados ilustres e destacará ainda mais as excepcionais oportunidades de colaboração que aguardam a exploração no coração da Arábia.
A propósito deste marco histórico, Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb, Ministro do Turismo e Presidente da Autoridade do Turismo Saudita, afirma:
“A participação alargada da Arábia Saudita na ITB Berlim deste ano reflecte o enorme crescimento, uma vez que celebramos a meta de termos alcançado mais de 100 milhões de turistas em 2023”.
“Esta conquista não é apenas um número, mas um testemunho do nosso compromisso inabalável, da capacidade de inspirar compromissos de investimento no setor do turismo e das colaborações feitas em todo o ecossistema do turismo saudita como um todo, o que nos impulsionou como um dos destinos mais dinâmicos do mundo”.
“O nosso objetivo é reforçar a posição da Arábia Saudita entre as 10 principais nações do G20 para o turismo, como a principal escolha para turistas e investidores, uma potência global para o turismo”.
O stand da Arábia Saudita na ITB 2024 apresenta uma série de experiências, incluindo um carro de F1 em tamanho real e uma simulação de condução virtual do circuito do Grande Prémio de Jeddah, um Museu da Liga Profissional Saudita com uma série de elementos do futebol, atuações ao vivo de danças tradicionais sauditas, um Saudi Café e um museu de tâmaras, onde os visitantes podem experimentar uma seleção de tâmaras sauditas e combinações de café.
Um número recorde de parceiros sauditas também apresentará centenas de produtos que podem ser reservados por parceiros em destinos como Jeddah, AlUla e o Mar Vermelho.
A STA estabelecerá novas relações e desenvolverá as parcerias globais existentes durante a feira e já assistiu hoje ao anúncio de uma nova rota para Berlim a partir da Flynas.
A rota de Jeddah para Berlim será lançada em setembro, com três voos por semana.
Fahd Hamidaddin, Diretor Executivo e membro do Conselho de Administração da Autoridade Saudita do Turismo, afirma:
“Na sequência do sucesso de termos sido nomeados o melhor expositor no evento do ano passado, estamos muito satisfeitos por estarmos de volta à ITB com um stand ainda maior e mais envolvente.
“É um reflexo da importância do mercado europeu para a Arábia Saudita, à medida que aceleramos o progresso em direção ao nosso novo objetivo crescente de 150 milhões de turistas até 2030. Em 2023, a Arábia Saudita recebeu mais de 950 mil visitantes, o que representa um aumento de 65% em comparação com os níveis de 2022. O aumento de turistas alemães para a Arábia Saudita situou-se em 61% em relação ao ano anterior, mostrando o apetite desenvolvido pela Arábia Saudita como destino.
“O crescimento de hoje é apenas o começo de nossa história e nosso sucesso até agora é a base para os investimentos de amanhã, por isso estamos ansiosos para construir novas parcerias, mostrando a riqueza de oportunidades na Arábia Saudita agora e construindo conhecimento em torno de nosso destino diversificado e dinâmico.”
O setor do turismo saudita alcançou uma recuperação total desde a pandemia, com um crescimento de 56% nas chegadas internacionais em 2023 em comparação com 2019 – o mais elevado do G20. O aumento em 2023 foi impulsionado por um aumento de 65% nas visitas internacionais, com cerca de 11 milhões a mais de visitas recebidas em comparação com 2022, de 16,6 milhões em 2022 para 27,4 milhões em 2023.
Com uma dedicação inabalável à promoção de colaborações com parceiros comerciais, a Arábia Saudita investiu mais de 800 mil milhões de dólares na sua florescente indústria do turismo. Um valor impressionante de 500 mil milhões de dólares foi especificamente destinado ao desenvolvimento de destinos, abrindo caminho para mais de 6 biliões de dólares em oportunidades de investimento na Arábia Saudita até 2030.
Nos últimos 12 meses, a NEOM também anunciou vários novos destinos, incluindo o destino de artes e entretenimento Utamo e, mais recentemente, Elanan – um retiro de bem-estar exclusivo na costa do Golfo de Aqaba.
Os resorts Six Senses Southern Dunes e St Regis no Mar Vermelho também abriram recentemente, meses antes do previsto.
Além disso, Diriyah anunciou ainda os seus planos diretores para investir 10 mil milhões de dólares em renovações, com planos em curso para o King Salman Boulevard e a Royal Diriyah Opera House, demonstrando o empenho da Arábia Saudita em concretizar a construção do destino mais dinâmico do mundo.
A Arábia Saudita é palco de uma época de inverno agitada e, este ano, acolherá mais de 17 000 eventos, o que faz deste o inverno mais animado do mundo. Eventos importantes como o Grande Prémio de F1 em Jeddah, o Festival de Cinema do Mar Vermelho, o Festival MDLBEAST e a Temporada de Riade, que recebeu mais de 12 milhões de visitantes em 2022.