Vinhos do Alentejo em grande destaque no Concurso Internacional Mundus Vini

Os Vinhos do Alentejo, arrecadaram um total de 38 medalhas na 34ª edição do Concurso Internacional "Mundus Vini".

0
14
Vinhos Alentejo Mundus Vini
Vinhos do Alentejo em grande destaque no Concurso Internacional Mundus Vini - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - foto de arquivo

A 34ª edição do Concurso Internacional “Mundus Vini”, onde os Vinhos do Alentejo arrecadaram 38 medalhas, realizou-se em fevereiro, sendo a única prova internacional que permite que os vinhos premiados sejam apresentados e colocados à prova na ProWein 2024 que se vai realizar em Dusseldorf, na Alemanha, de 10 e 12 de março de 2024.

Nesta edição dos “Mundus Vini”, uma das mais importantes provas mundiais do setor, os vinhos da região do Alentejo arrecadaram um total de 38 medalhas. O Alentejo vê assim distinguidos 16 produtores com uma Medalha de Grande Ouro (Quinta do Quetzal), 25 Medalhas de Ouro e 12 de Prata.

Os produtores galardoados foram a Adega Cooperativa de Redondo, a Adega de Borba, o Altas Quintas, o CARMIM, a Casa Agrícola Santos Jorge, a Crista Lusitana Wines, a Elite Vinhos, a Enolea, a Ervideira, a Herdade da Cardeira, a Herdade do Freixo II, o Marcolino Sebo Wines and Oils, a Margaca, o Parras Wines; a Quinta do Quetzal, e a Sogrape.

Recorde-se que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vai marcar presença na ProWein, a maior feira vitivinícola do mundo, com 21 produtores da região e 160 vinhos em prova.

Sobre:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

aNOTÍCIA.pt