“Carmina Burana”, reinterpretada pela Vortice Dance Company, chega em maio

Reinterpretada pela Vortice Dance Company, "Carmina Burana", promete conquistar os portugueses já em maio

Vortice Dance Company
"Carmina Burana", reinterpretada pela Vortice Dance Company, chega em maio - ®DR

Em estreia absoluta nos palcos portugueses, a Vortice Dance Company reinterpreta o clássico “Carmina Burana” de Carl Orff, entre 9 e 12 de maio no Teatro Tivoli BBVA e a 28 de maio no Coliseu Porto AGEAS.

Os artistas em palco fazem uma interpretação vigorosa e emocional dos textos medievais que, com o poder musical e com a dramaticidade, proporcionam ao público uma oportunidade única de vivenciar a intemporal da obra “Carmina Burana”, desta vez num formato verdadeiramente inovador pela sua natureza imersiva e transmedia.

“Carmina Burana” são um conjunto de poemas e canções profanas medievais que foram encontradas no século XIX no mosteiro de Benediktbeuern, na Baviera, Alemanha. Já no século XX, o compositor alemão Carl Orff adaptou os textos para uma cantata cénica, que foi apresentada em 1937 na Ópera de Frankfurt. Desde então, composições como “O Fortuna”, pelo poder emocional intensidade dramática que evocam, ganharam destaque na música clássica e fizeram parte da banda sonora de filmes e publicidades.

Nesta performance, tal como nos manuscritos medievais, todas as personagens são corrompidas pelos prazeres da carne e luxúria. Esta nova criação, de Cláudia Martins e Rafael Carriço, Diretores Artísticos da Vortice Dance Company, não é só uma homenagem aos poemas musicalizados por Carl Orff, mas também uma nova forma de abordar os clássicos, através da criatividade e da excelência artística com uma performance inovadora.

A produção da Vortice Dance Company apresenta assim, em Lisboa e no Porto, uma nova abordagem ao clássico “Carmina Burana”, através de um espetáculo que explora o potencial criativo da dança contemporânea, num mundo cada vez mais tecnológico.

Os bilhetes para “Carmina Burana” já estão à venda em Ticketline e nos locais habituais.

aNOTÍCIA.pt