João Fonseca, de 17 anos, recebe segundo Wild Card do Millennium Estoril Open

Atual campeão júnior do US Open e grande revelação no Rio Open, João Fonseca, de 17 anos, recebe segundo Wild Card do Millennium Estoril Open

João Fonseca Estoril Open
João Fonseca, de 17 anos, recebe segundo Wild Card do Millennium Estoril Open - ®DR

A pouco mais de duas semanas da nona edição do Millennium Estoril Open, a organização divulgou o nome de João Fonseca, de 17 anos, como o destinatário do segundo wild card para o quadro principal de singulares do maior evento tenístico nacional — que irá decorrer entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.

“Quero agradecer este wild-card especial para o maior evento de Portugal. Estou muito feliz por disputar um dos melhores torneios ATP 250 do mundo e pela oportunidade de competir no meu primeiro torneio do ATP Tour na Europa”, refere o atual campeão mundial de juniores, João Fonseca. “Sei do peso da comunidade brasileira em Portugal e estou ansioso por conhecer a ‘Terra do Espetáculo’ na primeira semana de abril. Conto com a torcida de todos”.

O jovem brasileiro terminou a época transata na liderança do ranking mundial de sub-18 ao vencer o US Open na respetiva categoria, após ser vice-campeão de pares juniores no Open da Austrália; também liderou a seleção brasileira à conquista da Junior Davis Cup. Este ano, já está a conseguir excelentes resultados no circuito profissional e a corresponder às expectativas daqueles que o consideram um digno herdeiro de Gustavo ‘Guga’ Kuerten — tricampeão de Roland Garros e número um mundial de 2000 ao vencer a Masters Cup (ATP Tour Finals) jogada em Lisboa.

“Uma das tradições do Millennium Estoril Open é a aposta em jovens talentos e campeões do futuro. Pelo Clube de Ténis do Estoril já passaram Nick Kyrgios, Andrey Rublev, Ben Shelton, Taylor Fritz, Borna Coric, Stefanos Tsitsipas, Felix Auger-Aliassime ou Carlos Alcaraz numa fase precoce das respetivas carreiras. Temos acompanhado o João Fonseca desde o ano passado e, após uma notável época nos torneios júnior do Grand Slam que fez dele campeão mundial de sub-18, começou o presente ano com meias-finais no forte Challenger de Buenos Aires e atingiu os quartos-de-final no ATP 500 do Rio de Janeiro”, assinala o diretor do Millennium Estoril Open, João Zilhão. “Tem uma pancada de direita demolidora e nos bastidores já há muita gente a garantir, desde analistas a treinadores, que ele tem tudo para ser o novo Gustavo Kuerten”.

Com 17 anos e 1m85 de altura, o jovem carioca é 342º no ranking mundial e o primeiro tenista nascido em 2006 a atingir a antepenúltima fase de um evento do ATP Tour — ao bater o top 40 Arthur Fils e o ex-top 10 Cristian Garin a caminho dos quartos-de-final do Rio de Janeiro. É o segundo mais jovem na história dos torneios ATP 500 a fazê-lo e o primeiro desde que Alexander Zverevatingiu igual fase da competição em Hamburgo (2014). O seu primeiro brilharete no circuito profissional surgiu muito cedo, em 2022, ao atingir os quartos-de-final do Challenger de São Leopoldo; não foi por acaso que a On, a empresa de equipamento desportivo parcialmente detida por Roger Federer, escolheu o jovem brasileiro para se juntar aos consagrados Iga Swiatek e Ben Shelton como embaixador da marca.

Os ingressos para o fim-de-semana das meias-finais e final — sábado 6 e domingo 7 de abril — já esgotaram com grande antecedência, assim como para o dia 2 de abril, para a sessão noturna do dia 5 de abril e para o sábado do fim-de-semana do qualifying (30 março). Os ingressos para os restantes dias também estão praticamente a esgotar e podem ser adquiridos nos locais habituais.

aNOTÍCIA.pt