Afirmando-se como uma das maiores referências no Douro, sendo a 7ª maior empresa exportadora de Vinho do Porto em volume de litros e a 6ª maior em valor, a (antiga) Barão de Vilar, Vinhos SA, vira agora as atenções para o mercado nacional, com uma nova estratégia de posicionamento. O primeiro passo deu-se com uma mudança estrutural da sua identidade corporativa, que se irá materializar numa nova abordagem comercial e de comunicação.
Fundada em 1996 por Fernando Luiz van Zeller – e depois passada aos seus filhos Fernando e Álvaro van Zeller – após a venda da Quinta do Noval, então na posse da família, à seguradora francesa AXA, o nome original da empresa recupera um título de família concedido pela Rainha D. Maria II – Barão de Vilar. Além de nome de empresa, Barão de Vilar foi também o nome “emprestado” a uma das suas principais marcas de vinhos DOC Douro e Vinho do Porto.
Durante as três décadas seguintes, em particular desde 2008, a Barão de Vilar, Vinhos SA, foi alargando o seu portfólio de marcas e de vinhos, reforçando as suas gamas em praticamente todas as categorias. E eis que surge a primeira reflexão: a designação, até então, da empresa, não refletia, na totalidade, aquele que é hoje o projeto dos irmãos Fernando e Álvaro van Zeller – e de tantas outras pessoas.
“A mudança só acontece quando é necessária e, no nosso caso, foi quase obrigatória. A nossa história, que tinha como principal protagonista os vinhos da marca homónima Barão de Vilar, ganhou novos capítulos, com a aquisição e criação de novas marcas, pelo que precisava de um novo título”, adianta Fernando van Zeller, atual administrador da empresa.
Álvaro van Zeller, atual enólogo executivo, adianta que “o nome da nossa família van Zeller esteve sempre presente, pelo que foi, com naturalidade, escolhido para esta nova marca. Mas não era suficiente, pois apesar de ser um legado que honramos, não é a nossa espinha dorsal.” Foi, por isso, necessário repensar o posicionamento da empresa, voltando as atenções para o que é realmente importante: as suas marcas e os seus vinhos.
Surge, assim, a “Van Zeller Wine Collection”, uma empresa que representa “uma coleção de valores, ideias, estilos e vinhos” e uma família que “abriu portas a tantas outras e que hoje se afirma pelo talento coletivo” de quem faz parte do seu dia-a-dia, explica Rui Correia de Carvalho, administrador associado a este projeto desde 2008.
A Van Zeller Wine Collection tem, assim, como principal ambição dar palco às suas marcas e vinhos, dando-lhes visibilidade e voz própria – e não apenas aos vinhos Barão de Vilar, como acontecia até então. A “coleção da família” inclui ainda as marcas Palmer, Feuerheerd’s, ZOM, Kaputt, Maynard’s e Vilarissa, para as quais está a ser redesenhada uma nova e forte abordagem comercial para o mercado português.