Red Bull BC One Cypher Portugal 2024 teve qualificação com participação recorde

O Palácio Baldaya, em Lisboa, foi no último fim-de-semana palco da Qualificação para o Red Bull BC One Cypher Portugal.

Red Bull BC One 2024
Red Bull BC One Cypher Portugal 2024 teve qualificação com participação recorde - ®DR/RBCP

Modalidade que se estreia este ano em Paris, o breaking apresenta no nosso país uma curva claramente ascendente. O crescimento do número de praticantes é acompanhado também por uma melhoria da qualidade. Foi isso mesmo que se verificou durante o Qualifier para o Red Bull BC One Cypher Portugal 2024, que juntou em Lisboa (17 de março) um número recorde de 90 participantes.

Com casa cheia, o ambiente no Arcade Dance Center, que está inserido no polo cultural do Palácio Baldaya, transpirava energia e entusiasmo. Cruzando diferentes gerações, o Qualifier garantiu o apuramento de oito B-Boys e cinco B-Girls. À alemã B-Girl Frost e os B-Boys Speedy e DeNiro coube a missão de avaliar a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas presentes. Juntamente com um conjunto de wildcards com créditos firmados na modalidade, são já conhecidos os 24 atletas (TOP16 B-Boys + TOP8 B-Girls) apurados para a Final Nacional do Red Bull BC One 2024, que decorre a 13 de abril na cidade do Porto. Bem no coração da Invicta, a Boîte Porto recebe a competição a partir das 18h30 (entrada livre). Max Oliveira é o host de serviço, o som será entregue ao DJ Godzi e a avaliação das batalhas é assegurada por um trio de respeito: os B-Boys Found Kid e Ronnie e a B-Girl Valentine. Em causa está o apuramento para a Final Mundial do Rio de Janeiro (a 7 de dezembro).

O Red Bull BC One tem sido nas últimas duas décadas o grande palco internacional do breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas. Este movimento cultural nasceu nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e rapidamente conquistou o mundo. A maior e mais prestigiada competição mundial de breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os B-Boys Bruce Almighty e Lagaet e a B-Girl Vanessa a levarem bem longe as cores de Portugal. No ano passado, os cobiçados troféus da edição nacional do Red Bull BC One foram erguidos pelo B-Boy Found Kid (Maia) e pela B-Girl Valéria (Aveiro). Já os títulos mundiais foram para a B-Girl Ami (Japão)e para o B-Boy Hong10 (Coreia do Sul).

ATLETAS APURADOS:

TOP16 B-BOYS
8 wildcards 8 qualifier  
Ciclone Sore  
Deeogo Alex  
Luís Viegas  
Mucha Hercules  
Myhre Titas  
Rafex Lil Maniak  
Ruben Nex  
XXL Wes  
     
TOP8 B-GIRLS  
3 wildcards 5 qualifier  
Vanessa Leo  
Cat Anna  
Valerya Megaboss  
  Ana  
  Blanckes  

 

CALENDÁRIO:

QUALIFIER – 17/3 . 16h | ARCADE DANCE CENTER – Lisboa

FINAL NACIONAL – 13/4  | BOÎTE PORTO – abertura 17h . início 18h30 . entrada livre

FINAL MUNDIAL – 7/12 | JEUNESSE ARENA – Rio de Janeiro – Brasil

aNOTÍCIA.pt