Paulo Barbosa e Cristiana Ferreira vencem a Meia Maratona Extreme Douro Verde

Paulo Barbosa, em masculinos e Cristiana Ferreira, em femininos, foram os vencedores da 3ª Edição da Meia Maratona Extreme Douro Verde

Meia Maratona Extreme Douro Verde
Paulo Barbosa e Cristiana Ferreira vencem a Meia Maratona Extreme Douro Verde - ®DR

Foram mais de 1500 atletas, provenientes de 18 países, que alinharam esta manhã à partida da prova organizada pelo Clube Náutico de Ribadouro. Tendo como cenário o Rio Douro e com um traçado desenhado nas estradas adjacentes dos concelhos de Baião, Cinfães e Marco de Canaveses, a 3ª edição da Meia Maratona Extreme Douro Verde  começa a impor-se cada vez mais no circuito internacional.

Vinte e um quilómetros, com um traçado em contínuo sobe e desce, foi o proposto aos mais de mil e quinhentos atletas, provenientes de 18 países e 4 continentes, que corresponderam ao desafio e passaram a manhã deste domingo num dos locais mais idílicos de Portugal.

A mudança de figurino no traçado, em relação a edições anteriores, não foi obstáculo à renovação da vitória alcançada por Paulo Barbosa na geral e entre os Seniores Masculinos.

O atleta do Sporting Clube de Braga cedo assumiu as despesas da corrida e se, até ao início da dura subida após a passagem pela Barragem do Carrapatelo, ainda teve a espaços a companhia de António Moreira (Figueiredo Runners & Friends), desferiu aí um ataque que seria fatal para as pretensões do adversário, isolando-se de vez a cerca de quatro quilómetros da meta, que ultrapassaria no tempo de 1h13m10s e um avanço que se cifrou em 2:24 sobre o adversário que, mesmo assim, veria a sua excelente prestação premiada com um excelente 2º posto da geral e o triunfo no escalão Veteranos 35.

“É muito bom ter ganho aqui pelo segundo ano consecutivo. O percurso deste ano faz mesmo jus ao nome da prova. A sua dureza fez-me pensar muito bem na estratégia. Sabia que, logo a seguir à barragem, já na parte final, iríamos enfrentar uma subida íngreme e, como tal, geri bem o meu esforço até lá. Então ataquei, isolei-me de vez e fui gerindo até à meta”, resumiu no final Paulo Barbosa.

O pódio absoluto ficou preenchido 7:26 segundos depois da chegada do vencedor, quando Domingos Fernandes passou a meta instalada na Albufeira da Pala, em Ribadouro. Fernandes comemorou ainda uma importante vitória entre os Veteranos 55.

Registo para as conquistas do triunfo nos restantes escalões por parte de Nuno Soares (Veteranos 40), Pedro Gilvaz (Veteranos 45), Carlos Monteiro (Veteranos 50) e Carlos Gomes, entre os Veteranos 60.

Na prova feminina, Cristiana Ferreira (Running Espinho) chegou ao seu primeiro triunfo absoluto e entre as Seniores na prova – já tinha uma presença no pódio em 2023 – ostentando uma superioridade clara sobre as adversárias.

“Não poderia estar mais feliz. Eu adoro esta zona aqui junto ao Rio Douro. Foi uma meia-maratona brutal, com um percurso muito bonito e espetacular, que recomendo a todos venham fazer no futuro. Tentei gerir o esforço, protegendo-me nas subidas e atacando nas descidas, aumentando aí o ritmo e, acima de tudo, foi deixar andar as pernas!”, destacou Cristiana Ferreira no final da prova.

Marlene Santos, do A.D. Active Running, foi a segunda tendo chegado exatamente 3 minutos depois da vencedora, juntando ao 2º lugar da geral a vitória entre as Veteranas 40. Curiosamente, também no pódio absoluto tivemos três vencedoras, já que a 3ª colocada foi Paula Santos (Allabout), que conquistou um saboroso triunfo no Escalão Veteranas 50, tendo terminado a pouco menos de nove minutos de Cristina Ferreira.

Quanto às vencedores nos restantes escalões, Carla Almeida (Estúdio Mais Saúde) foi a melhor nas Veteranas 35, Sara Nunes, dos Nascidos para Correr, repetiu a dose nas Veteranas 45, Elisabete Repas (Edv-Viana Trail) dominou entre as Veteranas 55 e Rosa Bispo levou as cores do clube PERNAS INERTES – Lentos desde 2017 até ao lugar mais alto do pódio das Veteranas 60.

Nas estafetas, a dupla constituída por Nuno Fernandes e Paulo Mendes deu tudo para chegar ao triunfo à geral e entre as estafetas masculinas, vencendo com uma magra vantagem de 48 segundos sobre Adelino Soutinho e Renato Teixeira, que defenderam as cores do G. D. Goma / AFIPRE TEAM. Daniel Santos e Fábio Barbosa, dos Bota Lume, foram terceiros a 2:41 dos vencedores.

No 4º posto da geral encontrámos a melhor dupla mista. Rafael Pereira/Doroteia Peixoto (Douro Verde) rubricaram uma excelente exibição coroada com essa vitória musculada entre as equipas mistas, sendo de salientar que ficaram a menos de nove minutos dos vencedores à geral entre as estafetas. Rosa Gomes e Manuela Sousa geriram bem o tremendo esforço exigido pelo percursos e foram recompensadas com a vitória entre as estafetas femininas.

No final, Mário de Sousa, presidente do Clube Náutico de Ribadouro fez um balanço “extremamente positivo. Primeiro, porque, uma vez mais, batemos o recorde de participantes e de países presentes. Depois, porque conseguimos, finalmente, percorrer o circuito que sempre esteve nos nossos planos para a prova. Depois e mais importante, estamos felizes com as opiniões que temos tido por parte dos atletas, que gostaram muito do trajeto e do nível organizativo”, realçando ainda “o excelente feedback que também tivemos por parte dos patrocinadores  e dos municípios de Baião, Cinfães e Marco de Canaveses, sem os quais seria impossível montar uma prova internacional como esta”.

Quanto ao futuro, Mário de Sousa promete “trabalhar para que já em 2025 a prova tenha uma dimensão maior”, sendo claro que o clube organizador quer transformar esta Meia-Maratona Extreme Douro Verde numa “clássica” internacional da modalidade.

aNOTÍCIA.pt