Ode Winery um projeto único no Ribatejo

Uma adega centenária e um surpreendente restaurante asiático são apenas dois dos atrativos da Ode Winery, um projeto único no Ribatejo.

Ode Winery Ribatejo
Ode Winery um projeto único no Ribatejo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Ode Winery, Farm & Living, na região do Ribatejo, é um projeto que tem vindo a desenvolver-se pelas mãos de David Clarkin, Andrew Homan e Ana Araújo, dois australianos e uma brasileira, que se apaixonaram por Portugal e que com a enóloga Maria Vicente e com Jim Cawood, diretor de vinhos, começaram o seu caminho no mundo vinícola, que veio revitalizar a produção vitivinícola de Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, muito próximo de Lisboa.

Vários espaços compõem a Ode Winery, Farm & Living. A Ode Winery, construída pela primeira vez em 1902, é uma das maiores da região do Ribatejo, tendo sido ampliada e completamente remodelada em 2000, com a utilização e integração dos melhores equipamentos de processamento e armazenamento, e novas instalações de enoturismo.

Os tradicionais lagares, as talhas de barro e as barricas de carvalho revelam lentamente a beleza que torna esta adega verdadeiramente única. Pelos 96 hectares da quinta estão distribuídas as vinhas que fornecem as uvas para os vinhos já disponíveis no portfolio do produtor, e que proporcionam um refúgio da agitação citadina a todos os visitantes.

A adega Ode proporciona ainda visitas e experiências vínicas únicas, que permitem recuar no tempo, com a destilaria e laboratório de vinhos originais, que formam uma entrada para as 12 cubas de envelhecimento de carvalho, que preenchem a primeira metade da unidade de produção. A adega subterrânea e cuidadosamente iluminada, surpreende pelo seu tamanho, que lembra uma catedral, com diversas barris de carvalho e uma sofisticada sala de degustação com capacidade para até 16 pessoas.

Jim Cawood, acredita que a Ode Winery, permita dinamizar a região de Vila Chã de Ourique, situada no Ribatejo e, ao mesmo tempo, conceder oportunidades para as pessoas que aqui moram, evitando a sua saída para os grandes centros do país. Para além disso o projeto do Resort, tem o objetivo de alargar o mercado de trabalho da região, posicionando-a num local de destaque no panorama turístico internacional.

Para Maria Vicente, “As nossas vinhas têm uma localização muito privilegiada, caracterizada pela riqueza de calcário no solo, um terroir que permite o cultivo de uma grande variedade de castas”, explica a enóloga do projeto.

A vinha tem castas tanto nacionais, incluindo Arinto, Fernão Pires, Alvarinho, Touriga Nacional e Tinta Barroca, como internacionais – Semillon, Viognier, Pinot Gris, Alicante Bouschet, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Durante a vindima, todas as uvas são apanhadas à mão para respeitar as suas características.

Também a escolha do rótulo dos vinhos que produzem, passou por um processo diferenciado.  Jim Cawood explica, que quiseram fazer algo que não fosse tão clássico e permitisse distingui-los de outros que também são produzidos em toda aquela região. Assim, foram inspirados na sua floresta e na forma como a luz vai mudando ao longo das várias alturas do dia. Já o vinho Única deverá ter um rótulo diferente todos os anos, escolhido num concurso direcionado a artistas jovens da região, ou das escolas de Belas- Artes.

Já a Ode Farm & Living é um convite à vida e à interação com os outros e com o espaço envolvente, de forma consciente e inovadora. É aqui que encontramos o Cellar Door, restaurante que utiliza os produtos cultivados e desenvolvidos na Ode Farm, numa verdadeira experiência farm-to-table. Com um conceito de sharing, que estimula ao convívio e à celebração de cada momento, o menu está em constante mudança, procurando aliar sempre o melhor do know how internacional com os produtos nacionais.

A atual carta, de inspiração asiática, oferece uma experiência “izakaya”, as conhecidas tabernas japonesas, combinando os sabores intensos do Ribatejo com o rigor e mestria do Japão, numa harmonização perfeita com os vinhos Ode. Ao longo do tempo, outras cozinhas farão parte do menu, numa verdadeira troca de experiências que comprova a simbiose existente entre as diferentes técnicas culinárias, os produtos regionais e os vinhos portugueses.

É também na Ode Living que nasce o espaço de eventos da Ode Winery, Farm & Living, um salão com mais de 1000m², desenhado para receber diferentes tipos de eventos, desde encontros profissionais a cerimónias e ocasiões especiais.

Para dar suporte a todas estas valências, está já aprovada a construção de um resort de luxo, que conta com um hotel de 30 suites (abertura prevista em 2026) complementado, posteriormente, por 20 tendas glamping de luxo, e 20 vilas de dois e quatro quartos para escapadinhas familiares. Com diversas experiências e atividades pensadas, este será um espaço de reconexão com a natureza e reequilíbrio dos sentidos, a menos de uma hora de Lisboa.

aNOTÍCIA.pt