Cantares do Andarilho: Projeto de criação e re-interpretação da obra musical de José Afonso

Cantares do Andarilho revisita a obra de José Afonso e as emblemáticas canções do alinhamento do concerto do Coliseu, em Janeiro de 1983

Cantares do Andarilho
Cantares do Andarilho: Projeto de criação e re-interpretação da obra musical de José Afonso - ®DR
Cantares do Andarilho/ Wanderer Songs é um projeto internacional que evoca a obra musical de José Afonso. Tomando como ponto de partida o histórico concerto ao vivo no Coliseu de Lisboa, a 29 de Janeiro de 1983, Cantares do Andarilho revisita a obra do cantautor e as emblemáticas canções do alinhamento do concerto do Coliseu, numa experiência musical e visual única.
Nos 50 anos da Liberdade, este projeto procura pensar, sentir e cantar as canções de José Afonso em múltiplos estilos e linguagens, por artistas que se preocupam com o estado das coisas e que, tal como José Afonso, não receiam comentar o mundo em seu redor: o diretor musical Tiago Correia-Paulo – produtor musical, compositor (Moçambique, África do Sul); PS Lucas – artista musical (Açores, Portugal / Dinamarca); Nástio Mosquito – artista multimédia, audiovisual e musical (Angola / Portugal / Bélgica); Nacho Vegas – artista, cantautor (Astúrias / Estado Espanhol); Selma Uamusse – artista, cantora (Moçambique /Portugal); Lavoisier – duo de folk português (Portugal).
Não se trata, pois, de mero entretenimento, trata-se de verdadeiro alimento para uma reflexão humana. Uma provocação à ação.
 
O projeto Cantares do Andarilho / Wanderer Songs integra:
● Residência artística, de 9 a 18 de Abril, no Teatro Faialense (Horta, Açores).
● Concerto de estreia: 19 de Abril, Teatro Faialense.
● Concerto no Festival Rudolstadt, Alemanha, 5 de Julho.
● Setembro a Novembro de 2024: espectáculos Cantares do Andarilho /
Wanderer Songs em Portugal e no estrangeiro (Agenciamento a cargo da agência Invicta Sound & Vision).
● Setembro/Outubro: edição de CD e LP “Wanderer Songs” com distribuição física em Portugal, Espanha, Alemanha / GSA, França e EUA.
 
O projeto será apresentado em Conferência de Imprensa no Faial a 12 de Abril, às 18:00, no Teatro Faialense, onde a equipa irá desvendar alguns detalhes sobre o processo criativo, o alinhamento do concerto e os intérpretes da cada canção.
 
A residência artística e o concerto de estreia contam com a parceria da Câmara Municipal da Horta e da UrbHorta e o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.