Fuzileiros realizam exercícios de morteiros e armamento anticarro na Lituânia

Os grupos de Apoio de Combate da Força de Fuzileiros Lituânia 2024 têm efetuado treinos de fogo de morteiro e de Armamento Anticarro

Fuzileiros na Lituânia
Fuzileiros realizam exercícios de morteiros e armamento anticarro na Lituânia - ®DR

Desde segunda feira que os grupos de Apoio de Combate da Força de Fuzileiros Lituânia 2024 têm estado a trabalhar as suas valências específicas, nomeadamente nas áreas de Morteiros e Armamento Anticarro.

Entre as várias séries efetuadas, destacam-se os treinos de fogo de morteiro de 60mm de longo alcance e morteiro 120mm, com entradas em posição, tiro direto e indireto. Durante estes treinos, o grupo de Morteiros opera em conjunto com Observadores Avançados no terreno, oriundos do Grupo de Intelligence, Surveillance and Reconnaissance, que efetuam observação de tiro com recurso a métodos tradicionais e a Sistemas Aéreos Não-tripulados.

Nas valências de Armamento Anticarro, destacam-se os treinos efetuados com metralhadoras ligeiras MG3, Lança Granadas Automático HK40mm e Canhão Sem Recuo Carl Gustaf 84mm, efetuando tiro estático, entradas em posição apeadas e motorizadas.

O conceito Light and Fast, segundo o qual está organizada a Força de Fuzileiros Lituânia 2024, prevê que estas valências estejam presentes em todos os Grupos de Combate, podendo, no entanto, operar isolados no terreno, efetuando ataques rápidos, disruptivos e com elevado poder de fogo.

A Força de Fuzileiros é constituída por 146 militares e irá permanecer na Lituânia até 2 de julho, no âmbito das Medidas de Tranquilização da NATO.​

aNOTÍCIA.pt