Alentejo distingue os melhores vinhos alentejanos de 2024

A Confraria dos Enófilos do Alentejo, com o apoio da CVRA, dá a conhecer os melhores vinhos produzidos no Alentejo em 2024.

Vinhos do Alentejo 2024
Alentejo distingue os melhores vinhos alentejanos de 2024 - ®DR

A 11ª edição do concurso “Melhores Vinhos do Alentejo 2024”, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), vai premiar com medalhas de ouro, prata e bronze os vinhos alvo de destaque em 2024 dentro de cada categoria: tinto, branco e rosé. Para além destes, os restantes vinhos distinguidos nesta edição irão ser alvo de uma menção honrosa por parte da organização.

Esta edição, dá palco a 123 vinhos, de 45 produtores de todas as áreas e sub-regiões vitivinícolas alentejanas, que foram avaliados por 15 jurados. Os vencedores, resultantes de uma avaliação criteriosa e monitorizada pelo IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, serão revelados durante o jantar da gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024”.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

aNOTÍCIA.pt