O FC Porto venceu o jogo da Taça de Portugal, que decorreu no Jamor, com um golo de Evanilson e um de Taremi na sequencia de uma grande penalidade. O Sporting em desvantagem numérica, conseguiu mesmo assim manter a margem minima.
O jogo da 84ª edição da Taça de Portugal, entre o FC Porto e o Sporting Clube de Portugal, começou no Jamor, num ambiente muito intenso quer no campo, quer nas bancadas. Primeiro Pedro Gonçalves serviu Trincão na área, para defesa de Diogo Costa. Na resposta Galeno isolou Evanilson, mas Diogo Pinto conseguiu defender o desvio do avançado brasileiro.
Aos 20’ surge o primeiro golo da partida. Após canto apontado por Pote, St. Juste eleva-se acima de Otávio, e coloca a bola no fundo da baliza de Diogo Costa.
Sporting em vantagem, mas por pouco tempo. Cinco minutos depois, Pepê colocou a bola na área, Geny Catamo falhou o corte e Evanilson frente a Diogo Pinto rematou fazendo o empate.
Três minutos depois, St. Juste, derruba Galeno, que ia isolado, e Fábio Veríssimo de imediato assinalou penálti e mostrou cartão vermelho ao defesa. Contudo após análise do VAR a decisão é revertida para livre direto à entrada da área, mantendo-se o vermelho a St. Juste.
Na conversão do livre direto, Francisco Conceição, atirou ao lado da baliza defendida por Diogo Pinto. Ruben Amorim de imediato mexeu na equipa, retirando Morita e lançando Eduardo Quaresma.
Após uma sucessão de cartões amarelos e já em tempo de compensação, Gonçalo Inácio de cabeça, após primeiro desvio de Sebastián Coates, quase faz o segundo do Sporting. Valeu ao Porto a defesa de Diogo Costa.
Um minuto depois, oportunidade falhada por Evanilson que rematou com o pé direito no coração da área, mas a bola sai por cima.
Chega o intervalo com um empate no Jamor, mas com o Sporting em desvantagem numérica. O Sporting foi o primeiro a marcar e a resposta do FC Porto surgiu logo de seguida. Pouco depois do empate St. Juste foi expulso por derrubar Galeno e viu o cartão vermelho.
No regresso ao relvado apenas a equipa azul e branca, apresenta alterações. Saíu João Mario e entrou Taremi. E o primeiro aviso portista surgiu logo no primeiro minuto através de Wendell, que rematou rasteiro, mas ao lado da baliza de Diogo Pinto.
O FC Porto voltou a ameaçar a baliza do Sporting aos 50 minutos. Primeiro, Diogo Pinto desviou um cruzamento de Evanilson e depois voltou a defender o remate de Francisco Conceição.
Aos 65′ mais uma oportunidade falhada desta vez por Sebastián Coates que depois de uma assistência de Nuno Santos, falha a baliza de Diogo Costa. Embora com dez jogadores, o
No arranque do prolongamento, Evanilson cruzou da esquerda e Francisco Conceição, que mesmo bem possicionado, não conseguiu rematar da melhor forma. O guarda-redes dos leões voltou a estar em destaque logo a seguir a defender um remate portista muito perto.
Aos 97 minutos, Diogo Pinto saiu mal e acertou no avançado portista. Fábio Veríssimo, assinalou grande penalidade. Taremi, na conversão, fez o 2-1. Pelo meio ficou um cartão vermelho para Sérgio Conceição e um amarelo para Francisco Conceição.
Ao intervalo do prolongamento os jogadores do FC Porto chegaram-se perto da bancada para ouvirem indicações de Sérgio Conceição, expulso no momento do penálti. O Sporting protesta mas não houve reação do árbitro.
O jogo tornou-se muito quezilento e no final o FC Porto venceu a Taça de Portugal por 2-1.