O piloto português Miguel Oliveira, terminou o Grande Prémio da Catalunha, sexta corrida da temporada, na 10ª posição. Apesar de ter cruzado a meta em 11º, o português beneficiou de uma sanção (30 segundo de penalização) aplicada a Enea Bastianini, por não ter cumprido uma das duas voltas de penalização. Miguel Oliveira, terminou com o tempo de 40’32.65 a 20.889 de Francesco Bagnaia.
O Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, foi ganho por Francesco Bagnaia na sua Ducati, Jorge Martín e Marc Márquez fecharam o pódio em Montmeló. Com esta vitória, Bagnaia aproximou-se de Jorge Martín na liderança do campeonato, com 155 pontos conquistados, mais 39 do que Francesco Bagnaia e mais 41 do que Marc Márquez.
Destaque ainda para a queda de Pedro Acosta, que rodava em segundo lugar, perdendo vários lugares, acabando a prova na 14º posição.
Recorde-se que Miguel Oliveira desistiu da corrida sprint, do Grande Prémio da Catalunha, após sofrer uma queda. O incidente aconteceu a três voltas do final, quando o piloto português rodava na sétima posição, após desistências de Raúl Fernández e Brad Binder.
A corrida sprint acabou por ser ganha pelo espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que arrancou da «pole position». O compatriota Marc Márquez (Ducati) foi segundo e Pedro Acosta (GasGas) completou o pódio cem por cento espanhol, no circuito da Catalunha.
O sétimo Grande Prémio de MotoGP, será em Itália, no circuito de Mugello a 2 de junho.