Campeonato da Europa VIRTUS – Portugal ganha mais cinco medalhas e consegue um recorde pessoal

São já onze as medalhas conquistadas pelos atletas nacionais no Campeonato da Europa VIRTUS a decorrer em Uppsala, na Polónia

0
10
Campeonato da Europa VIRTUS
Campeonato da Europa VIRTUS – Portugal ganha mais cinco medalhas e consegue um recorde pessoal - ®DR

Depois das seis medalhas conquistadas ontem por Portugal nos Campeonato da Europa VIRTUS, que estão a decorrer em Uppsala, na Polónia, até amanhã, 15 de junho, hoje somaram-se mais cinco ao medalheiro nacional. Destaque para o estreante na competição Tiago Ramos, que venceu o salto em comprimento, juntando o ouro às medalhas de prata e bronze conquistadas ontem. Ana Filipe sagrou-se vice-campeã de 100 metros barreiras, estabelecendo um novo recorde de Portugal.

Tiago Ramos sagrou-se campeão da Europa VIRTUS no salto em comprimento, com a marca de 6,52 metros (v: +2,9 m/s), a sua terceira medalha nesta que é a sua estreia nesta competição, depois da prata de ontem no lançamento do dardo e do bronze na estafeta de 4×100 metros. Na mesma prova competiram Igor Oliveira (3.º classificado) e Lenine Cunha (5.º).

“Senti-me nervoso, porque é a minha estreia e sabia que havia atletas muito bons, como o Lenine Cunha, campeão em título, que infelizmente está lesionado, mas vai recuperar, e a quem agradeço todo o apoio. Nunca pensei conseguir esta medalha e sagrar-me campeão da Europa, por isso, estou mesmo muito contente e vou continuar a trabalhar com toda a equipa para chegar aos sete centímetros que faltam para a a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos”, disse Tiago Ramos, no final.

Ana Filipe, medalha de prata nos 100 metros barreiras, com a marca de 16s72’, bateu o seu recorde pessoal e estabeleceu um novo recorde de Portugal. De prata foi também a prestação de Inês Fernandes, no lançamento do disco, com a marca de 34,37 metros, a sua melhor na disciplina nesta temporada, para depois terminar na quarta posição no lançamento do dardo, com a marca de 20,73 metros, também a sua melhor esta época.

Também Afonso Roll conquistou a prata, mas nos 5000 metros marcha, com o tempo de 29m55s03’, o seu melhor nesta temporada.

Cristiano Silva Pereira classificou-se em quinto lugar na final dos 3000 metros obstáculos, com a marca de 10m21s81’, recorde pessoal.

Igor Oliveira passou à final dos 200 metros, agendada para amanhã às 17h55 (hora de Portugal), vencendo a sua eliminatória em 22s47’, o melhor tempo no total das séries.

Os resultados completos podem ser consultados em www.virtusec.se.

Amanhã, 15 de junho, as provas do Campeonato da Europa VIRTUS começam às 15h00, com Paulo Benavente e Cristiano Pereira a disputarem a final dos 5000 metros, com Portugal a partir na frente da classificação coletiva.

aNOTÍCIA.pt