Herdade da Amada apresenta quatro novos vinhos

A Herdade da Amada com vinhas plantadas pelo método tradicional de enxertia, apresenta quatro novos vinhos, três monovarietais e um vinho branco

Herdade da Amada
Herdade da Amada apresenta quatro novos vinhos - ®DR

Os primos Helena e Luís Marvanejo, decidiram escolher o ZunZum Gastrobar, para apresentar os mais recentes vinhos da Herdade da Amada: Herdade da Amada Branco 2023, Herdade da Amada Touriga Nacional 2022, Herdade da Amada Syrah 2022 e Herdade da Amada Alicante Bouchet 2022, que analisaremos brevemente em artigo próprio.

Estes vinhos agora apresentados são fruto de um antigo sonho familiar, que teve a sua oportunidade em 2018, quando adquiriram a Herdade da Amada, localizada em Elvas. A propriedade possui 14 hectares de vinha, um dos maiores terroirs da Península Ibérica, onde as vinhas são plantadas pelo método tradicional de enxertia.

Helena e Luis Marvanejo, decidiram adotar uma estratégia diferenciadora na produção dos seus vinhos, focada em criá-los com mais acidez e frescura, mesmo num clima seco.

Para isso reuniram uma equipa composta por José Luís Marmelo, responsável pela viticultura da Herdade da Amada, que segue o princípio da intervenção mínima, com respeito pela natureza das castas e pelo seu terroir. A enóloga Susana Esteban é a responsável por interpretar este terroir, garantindo que as suas características únicas sejam refletidas no copo e Bruno Pinto da Silva, o enólogo residente, que acompanha diariamente o trabalho na vinha e na adega, assegurando que o processo ocorra conforme os objetivos.

Assente no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), programa pioneiro em Portugal e na Europa, a vinicultura praticada na Herdade da Amada tem como objetivo elementar a produção de uvas e vinhos de qualidade, de forma economicamente viável.

Para harmonizar com os vinhos, a chef Marlene Vieira, elaborou uma excelente experiência gastronómica que realçou a essência dos Herdades da Amada.

As entradas:

– Tosta de abacate, sapateira e ovas, harmonizado com HA Colheita Branco 2023.

– Tartelete de tártaro de atum, bearnês e pickle de mostarda, harmonizado com HA Touriga      Nacional 2022.

-Brioche com sardinha braseada, pimento assado e foie do mar, harmonizado com HA Colheita 2022.

Os pratos principais:

– Caril de bacalhau e choco com vegetais e migas saloias, harmonizado com HA Syrah 2022.

– Costeleta de porco alentejano, milhos fritos e ketchup de pimento assado, harmonizado com HA Alicante Bouschet 2022.

A sobremesa:

– Cremoso de pistacho e mousse de framboesa, servido com Barbeito 10 Anos Malvasia.

No final e de acordo com Luís Marvanejo, “este é um projeto de convicções próprias vincadas, que possa dar alento a todos os que acreditam na diferenciação e na autenticidade, principalmente enquanto mindset. Não procuramos os “chavões” da rotulagem nem as certificações que não forem alinhadas com a nossa forma de estar, pensar e ser. Queremos fazer parte de um “novo” Alentejo, mais fresco, mineral e singular.”

aNOTÍCIA.pt