Roteiro de Arte Urbana imperdível entre os Olivais e o Beato, em Lisboa

Das peças feitas com azulejos aos murais com mensagens importantes, existem em Lisboa várias obras de arte urbana para apreciar entre os Olivais e o Beato.

Arte Urbana em Lisboa
Roteiro de Arte Urbana imperdível entre os Olivais e o Beato, em Lisboa - ®DR

A área entre os Olivais e Beato está a tornar-se cada vez mais trendy, com elementos culturais como peças de arte urbana que embelezam várias partes da cidade de Lisboa e acrescentam cor e alegria à rotina daqueles que têm a sorte de passar por elas todos os dias. Destacamos algumas destas verdadeiras obras-primas:

1. Mural “Cheira Bem, Cheira a Lisboa”, Los Pepes, nos Olivais: Localizado no topo do IDB Lisbon – Innovation & Design Building, esta peça é uma celebração da cidade de Lisboa, com uma paleta de cores vibrante e elementos que lembram a cultura lisboeta, como os icónicos elétricos e azulejos. A obra oferece uma vista panorâmica da cidade e é um dos destaques do topo do edifício, tendo origem no Collision Project, uma plataforma da Jamestown para artistas colaborarem e expressarem ideias usando o ambiente construído como tela, com o objetivo de tornar a arte acessível e divertida, tanto para o espectador como para os criadores.

2. Mural de Azulejos dos Super-heróis, por Erró, no Parque das Nações: Perto do Pavilhão de Portugal, este mural é composto por azulejos que retratam super-heróis de banda desenhada e ícones da cultura pop – uma verdadeira obra-prima para os fãs destas figuras.

3. “O Respeito entre Povos”, por LS, em Marvila: Localizado na Rua José do Patrocínio, em Marvila, esta obra de LS tem quase todas as cores imagináveis e um rosto feminino, que visa chamar a atenção para a discriminação religiosa e racial.

4. Mural de D*Face no Parque das Nações: Através da estética dos comics e de elementos icónicos da cultura pop, D*Face critica a sociedade moderna e a sua relação com a identidade e o consumo, refletindo o impacto cultural e social da globalização. Para ter um vislumbre desta obra de arte, basta passar pela Avenida Aquilino Ribeiro Machado.

5. “Capital da Inovação”, por João Varela, no Beato: O multifacetado artista João Varela, que chegou a criar rampas de skate no IDB Rooftop, foi responsável por assinalar a vitória e o título de Lisboa como Capital Europeia da Inovação com a criação de um mural no Beato Innovation District, que celebra a inovação, a criatividade e a transformação urbana.

Este itinerário é uma boa opção para um passeio de fim de semana, ou mesmo para os mais curiosos descobrirem a origem e criadores de algumas das obras de arte urbana entre os Olivais e o Beato, em Lisboa. Cada peça oferece uma perspetiva única e uma reflexão sobre temas importantes, desde a inovação e o empreendedorismo, à discriminação e questões sociais contemporâneas.

aNOTÍCIA.pt