Chefs on Fire em Santarém este fim-de-semana

Decorre este fim de semana nas Portas do Sol em Santarém, a primeira edição do já famoso e conhecido Chefs on Fire.

Chefs on Fire Santarém
Chefs on Fire em Santarém este fim-de-semana - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Os Chefs on Fire, acontece no jardim das Portas do Sol, no centro histórico de Santarém, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante sobre o rio Tejo e a planície alentejana, os visitantes poderão degustar iguarias preparadas por alguns dos melhores chefs nacionais, que irão reinventar pratos tradicionais da região de Santarém. Com um ambiente descontraído e animado, esta iniciativa promete surpreender os mais exigentes paladares.

O cartaz conta com nomes como Filipe Manhita, do Fortaleza do Guincho, Alexandre Silva do Loco e Rodrigo Castelo, do Ó Balcão, todos eles vencedores de Estrelas Michelin. Rodrigo Castelo, natural de Santarém, onde abriu o seu primeiro restaurante, em 2013, é também o embaixador do evento.

Passarão pelo Chefs on Fire, seis bandas e artistas, como Cláudia Pascoal, Ana Lua Caiano, Yolanda e Bateu Matou, para animar os visitantes e os talentos da cozinha que estarão a cozinhar junto ao firepit.

Na inauguração do evento, esta sexta-feira, João leite, vice-presidente da Câmara de Santarém, ressaltou a importância de eventos culturais como este para dinamizar a cidade e promover a cultura local.

Já o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, afirmou que a realização do Chefs on Fire em Santarém é muito importante para atrair novos públicos a Santarém, que pode ambicionar a ser um dos pólos mais importante de turismo na região sul. Para isso, é necessário atrair investimentos turísticos, nomeadamente em novas unidades hoteleiras, sendo que a última construída em Santarém foi nos anos 90.

Chefs on Fire Santarém
Linguado com Pil Pil – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Sobre o Chefs on Fire

Criado em 2018, o Chefs on Fireche é um evento único em Portugal: reúne os melhores Chefs nacionais e internacionais, convidando-os a cozinhar apenas com fogo, fumo e lenha, durante 48h, à volta de um firepit de 90 metros quadrados. Um festival familiar de slow cooking que celebra as origens da comida e do fogo, bem como a sustentabilidade ambiental. Criado pela LOHAD em 2018, o Chefs on Fire já teve mais de sete edições e está a abrir caminho para o futuro dos eventos no país. O formato de boutique festival proporciona uma melhor experiência para os clientes e contribui para um impacto ambiental positivo para cada local e comunidades respetivas.

aNOTÍCIA.pt