Hoje será um dia que ficará na história do tenista português Nuno Borges que venceu Rafael Nadal por 2-0 (com parciais de 6-3 e 6-2), e conquistou o primeiro título ATP da carreira, na final do torneio de Bastad, na Suécia.
Nuno Borges venceu o espanhol Rafael Nadal, antigo número um do mundo, que regressa agora aos courts depois de uma longa paragem por lesão, aproveitando para conquistar o maior título da carreira. O espanhol, que tem no currículo 22 títulos de Grand Slam, considerado o maior campeão de todos os tempos em terra batida, está agora na posição 261 do ranking ATP.
Sem dúvida, que esta foi uma conquista notável para Nuno Borges, que não se deixou intimidar pelo histórico de Nadal. Seguindo os passos de outros compatriotas como Frederico Gil, João Sousa e Pedro Sousa, Nuno chegou à final de um torneio ATP, batendo-se com determinação e acabando por vencer, num encontro que durou apenas uma hora e 27 minutos.
Com este triunfo, o maiato, sobe ao 42.º lugar do ranking ATP, para além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, o maiato tornou-se o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).
Nuno Borges, tem assim já dois títulos ATP em singulares e em pares uma vez que já tinha vencido o Millennium Estoril Open de 2022 com Francisco Cabral, algo que nem João Sousa conseguiu.
Sobre Nuno Borges
Nuno Borges é um tenista português, de 27 anos, natural da Maia e profissional desde 2019. Tornou-se no primeiro tenista português a chegar aos oitavos-de-final de um grand slam no Open da Austrália de 2024. Foi igualmente o terceiro português a qualificar-se para a quarta eliminatória de um Masters, no Masters de Roma.