O suíço Colin Stussi (Team Vorarlberg) ganhou com autoridade a primeira etapa da 85ª Volta a Portugal Continente, que terminou no Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo, batendo toda a concorrência com grande à vontade, conquistando a Camisola Amarela Continente.
Além da liderança da Volta, Stussi, comanda ainda as classificações dos Pontos (Galp), Montanha (Carclasse) e Combinado (Europcar), deixando o seu nome escrito a ouro no alto do Observatório de Vila Nova.
O vencedor da Volta a Portugal do ano passado atacou a 4 quilómetros do final da tirada, tendo de imediato se percebido as dificuldades de Maurício Moreira (Sabgal/ Anicolor) em acompanhar o suíço, acabando por só ter tido uma resposta de António Carvalho (ABTFBetão/Feirense), mas que nunca colocou em causa a vitória de Stussi.
O suíço foi ganhando segundo atrás de segundos e só António Carvalho e Luís Fernandes (Credibom/LA Alumínios/ Marcos Car) os únicos que acabaram por ficar a menos de um minuto na classificação geral.
A grande derrotada nesta primeira etapa da Volta a Portugal foi o Sabgal/Anicolor que somente tem Moreira nos quinze primeiros da geral, sendo quinto, a 1’07”, acabando o esforço de Frederico Figueiredo em controlar e velocidade e ir eliminando adversários, estratégia que não surtiu o efeito desejado.
Além de Stussi, os heróis do dia foram Raul Rota (Rádio Popular/Paredes/Boavista) que iniciou a fuga e foi o último a ser alcançado numa escapada que durou mais de 140 quilómetros e que teve mais de 6’00” de vantagem. Na fuga estava também Samuel Bordman (Project Echelon Racing) que foi virtual Camisola Amarela durante toda a fuga.
Depois da fuga anulada, Julen Amezqueta (Illes Baleares/ Arabay Cycling) ainda tentou a sua sorte, mas a diferença nunca foi superior a 30″, acabando por ser apanhado quando o Team Vorarlberg aumentou a velocidade para o ataque de Stussi.
Ao quilómetro 54, em Verride, a Passagem de Nível fechou depois dos fugitivos terem ultrapassado o local, acabando o pelotão por parar e perder mais de 2’00”, mas que não se mostraram decisivos no desfecho da etapa e na classificação geral.
De destacar as boas prestações dos jovens Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense) e Afonso Silva (AP Hotels & Resort/Tavira/ Farense) que são 10º e 14º na geral e que podem aspirar a entrar nos cinco primeiros da Geral Individual, se não esmorecerem na subida à Torre.
A segunda etapa disputa-se entre Santarém e Lisboa (Marvila)numa extensão de 164 kms. A partida será às 13h20 e as 17h30 a hora prevista da chegada.